O QUE A PSICOTERAPIA PODE FAZER POR VOCÊ
Por Marcia Pereira | 18/08/2009 | PsicologiaA Psicologia Clínica pode auxiliar os indivíduos a ir em busca de si mesmo, de seus medos, de suas angustias, de suas emoções e na busca do SER INTEGRADO NA SUA ESSÊNCIA.
Quem é o Psicólogo?
É um profissional graduado em Psicologia e cadastrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
O Que é Psicoterapia?
É a prática relacional do psicoterapeuta e seu cliente na proposta de auxiliar, orientar, facilitar o indivíduo ao encontro com suas questões e problemas na busca do contato confluente entre o nosso ser, da nossa existência e na solução das suas questões.
"Contato é uma palavra mágica, é sinônimo de encontro pleno. De mudança, de vida. É convite ao encontro, ao entregar-se." (Jorge Ponciano Ribeiro)
"Estamos ligados atentamente à questão de como a pessoa percebe a si e ao modo como, a partir desta percepção, ela se organiza nele." (Jorge Ponciano Ribeiro.
Quem busca a auxílio do Psicoterapeuta?
Pessoas que buscam autoconhecimento ou que tenham questões existenciais,
Pessoas que estejam passando por sofrimento ou angustias, com dificuldades em resolver suas questões e situação sozinhas.
Pessoas que buscam orientação profissional, dificuldades de relacionamento interpessoal, de comunicação, com chefia e gestores e de clientes.
Pessoas que passaram por situações de riscos, de acidentes ou situações de violência: sequestros, assaltos, abusos e estrupos e dentre outras situações traumáticas.
Pessoas com depressão, fobias, síndrome de ansiedade, bulimia, anorexia, manias, tiques, síndrome do pânico e questões neurológicas e psiquiátricas.
Pessoas com questões emocionais relacionadas ao: estresse, dificuldades de relacionamentos: familiar, casal, amizade e amorosos, sentimento de inferioridade, tristeza constante, ansiedade constante, medos, agressividade, insônia, insegurança, irritação exagerada, situações de luto, de perda, crises conjugais,obesidade, frustração, ciúmes excessivo, sintomas físicos sem justificativa aparente, dificuldades escolares e aprendizagem, hiperatividade, questões relacionadas a dificuldade com envelhecimento, com educação dos filhos, dentre outros.
Pessoas encaminhadas por vários profissionais: médicos (doenças psicossomáticas, psiquiátrica e neurológica e síndromes), assistentes sociais (situação de riscos, sociais, relacionais e outros), pedagogos e professores (dificuldade aprendizagem, relacionamentos na área da educação), fonoaudiólogos (questões da fala, voz, auditiva e outros), dentre outros.
Referência Bibliografica: Ribeiro, Jorge Ponciano Ribeiro. O Ciclo do Contato: temas básicos na abordagem gestáltica. São Paulo, Editora Summus, 2007