O PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA

Por RENATO GOMES MARCZUK | 13/05/2009 | Adm

O profissional de logística.

 

Atualmente o profissional que trabalha em logística tem sua rotina voltada para o transporte de cargas em geral.

No entanto o profissional de logística deve saber muito mais do que os macetes do transporte de cargas em geral.

É obrigação do profissional de logística estar antenado com as legislações de cada estado da federação, tanto no âmbito tributário, quanto no ambiental.

Podemos ir mais longe ainda, se a área de atuação exceder as fronteiras continentais do Brasil, deve-se ter conhecimento do cotidiano, das condições climáticas e também da legislação pertinente de cada pais.

Não podemos esquecer que alem disto que já foi citado, devemos seguir padrões éticos e também as normas pré-estabelicidas para transporte e armazenamento (Ex. ISO).

Se compararmos a quantidade de transportadoras existentes no país, veremos  que são poucas especializadas no transporte de carga intercontinentais.

Há vários conceitos para definir a palavra Logística.

Um dos mais conhecidos é...

A idéia de logística deve ser entendida como “aproveitamento”, pois é isso que ela faz na realidade.

Este aproveitamento deve ser realizado desde o primeiro momento da cadeia de operações existentes em uma empresa.

O aproveitamento a que me refiro é a idéia de agregar valor a um produto ou operação.

Para que o profissional de logística seja completo, ele deve contemplar os conhecimentos para administração, armazenamento, distribuição e transporte.

Infelizmente muitas empresas ainda confundem logística com transporte; Isso se deve à falta de orientação profissional adequada.

Embora logística e transporte andem de mãos dadas, há uma grande diferença entre elas. A logística é responsável por toda programação e planejamento de como deve ser realizada determinada operação, enquanto o transporte se encarrega de executar o que foi determinado pela logística.

Há diversas instituições de ensino que oferecem cursos voltados para a área de logística, mas nenhuma especializada para um único foco. Todos tentam mostrar na teoria o que deveria ser a logística.

Algumas empresas que já estão bem sedimentadas em suas áreas, já tem em seu organograma as áreas de logística e transporte trabalhando em perfeita harmonia.

O transporte é um mal necessário, que deve ter seus impactos reduzidos ao maximo; É nesse momento que a logística faz a parte dela planejando cada etapa da operação.

Profissionalmente, a pessoa que trabalha na área de logística é bem remunerada e tem grande status dentro das organizações.

É comum as empresas moldarem os funcionários que trabalham na área de logística da forma mais básica possível, pois os ensinamentos empregados são voltados unicamente á realidade vivida por aquela empresa.

Isso faz com que haja um cerceamento do conhecimento, pois faz o conhecimento empírico ser entendido como regra.

Muitas pessoas que trabalham na área de logística tem simplesmente conhecimento empírico sobre o assunto. Daí surge a falsa conotação que logística e transporte são a mesma coisa.