O Professor Visto por um Professor
Por Xenya Soares da Veiga Gomes | 13/12/2016 | EducaçãoO professor visto por um professor
Nos primórdios da educação em nosso país, quando uma pessoa se dispunha a ser um professor, seus pais se envaideciam de tanto orgulho de seus filhos. Logo que recebiam a notícia corriam para organizar tudo para que o filho se tornasse um honroso professor.
Nos dias de hoje quando uma pessoa decide ser professor, logo aparecem muitos para desencorajá-lo. Hoje o professor perdeu seu prestigio diante da sociedade. É um empregado de nível superior a margem dos salários e valorização de profissionais com este nível de escolaridade.
Poderíamos falar que este profissional passa por salas super lotadas, com condições muitas vezes precárias de trabalho, sentindo em suas costas todo o peso jogado estrategicamente de uma educação fracassada. Estrategicamente, sim, pois ele foi escolhido para levar a culpa do porque os alunos não aprendem. Mas é um peso injusto a ser carregado, sabemos que muitos colegas entraram na profissão e demonstram dificuldade em desempenhar seu papel, mas pouco é notado que as politicas publicas não priorizam realmente a educação, para entender essa afirmação basta visitar uma escola pública, principalmente as periféricas. Os prédios estão em situação precária salas de informáticas com computadores defasados e sem uma boa internet. Os pais também tem deixado para o professor tarefas que são peculiares do dia a dia familiar, o que acumula funções a este profissional. Os alunos, em sua maioria não tem mais o brilho no olho para crescer em conhecimento, estão desmotivados, como se estudar não tivesse nenhuma compensação.
Mesmo diante de fatos como esses citados anteriormente a algo muito maior na vida e no coração de um professor. Muitos de nós, mesmo insatisfeitos com humilhações e baixos salários, amamos o que fazemos e fazemos bem. Fazemos todo o possível para que o nosso aluno seja uma pessoa que pensa e existe, não só para o mercado de trabalho, mas para ter uma vida melhor. Esperamos que um dia nos vejam com mais respeito e admiração e que haja remuneração justa e adequada a nossa formação.