O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM NOS DIAS ATUAIS

Por luciene teodoro das chagas passos | 27/10/2017 | Educação

A compreensão dos processos de formação e de especialização profissional apresenta-se como essencial para a compreensão da própria profissão do professor nos dias atuais, no sentido que, as propostas de alteração de currículos, métodos refletem diretamente na atuação do profissional da educação, ou seja, as mudanças no processo de formação encontram-se vinculadas às mudanças profissionais.

As discussões acerca do papel do professor e sua relevância no processo educativo coloca em questão a natureza da atividade docente, gerando com isso a necessidade de estabelecimento de requisitos mínimos para o exercício da profissão docente e, por conseqüência, o estabelecimento de requisitos mínimos para a formação desses profissionais.

Nóvoa (1995) entende que a formação de professores compreende três estruturas: o desenvolvimento pessoal, profissional e o desenvolvimento organizacional da escola.

Nóvoa baseia-se nos estudos de Schön (1983) afirmando que a formação tem como objetivo estimular uma perspectiva crítico-reflexiva, oferecendo aos professores os meios para chegarem a um pensamento autônomo, “estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional” (NÓVOA, 1995, p.25).

Ao descrever sobre o desenvolvimento pessoal e profissional do professor, Nóvoa refere-se que a formação desse profissional não se dá pelos acúmulos de cursos, de conhecimentos e de técnicas, mas por uma constante (re) significação da identidade pessoal, em que, o saber da experiência torna-se estatuto e produz o saber profissional.

Tendo em vista realidade atual, a formação inicial dos professores não mais atende as demandas atuais e emergentes no contexto educacional. Nos dias atuais a sociedade vem passando por inúmeras mudanças no que diz respeito às formas de organização, comunicação, produção, ensino e aprendizado, bem como no que diz respeito às relações econômicas, sociais e políticas.

A formação continuada apresenta-se, então, uma alternativa bastante utilizada pelos professores na tentativa de superar, ou ainda, diminuir os problemas enfrentados no seu dia-a-dia, seja dentro da escola ou dentro da sala de aula, podendo abarcar vários tipos de atividades, dentre as quais: congressos, seminários, debates, cursos, etc (FERREIRA; REALI, 2005).

Nesse sentido, surgem vários programas e projetos tendo por objetivo a formação do professor, pautando-se na visão do professor como um sujeito aprendente e ativo, sendo diversas as estratégias e modelos formativos que visam atender às necessidades colocadas pelos professores.

Outrossim, a formação continuada de professores constitui-se como um processo que não apresenta resultados imediatos e de curto prazo, sendo ao contrário, um processo longo e contínuo, marcado por altos e baixos, processo esse que é percebido de forma diferenciada pelos professores em função de suas diferentes experiências, atitudes, percepções, expectativas, frustrações, preocupações, etc., podendo ainda tais diferenças de percepção estar relacionadas com diferentes fases da vida dos professores e de sua carreira.

Segundo Marin (1995, p.19), a formação continuada é destinada aos professores que já tenham passado pela formação inicial e tendo por finalidade contribuir com a formação e atuação docente.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) prevê em seu artigo 63, III que será de responsabilidade dos institutos superiores de educação a manutenção de programas de educação continuada destinados aos profissionais da educação em seus diferentes níveis de atuação.

Com isso, pode-se afirmar que a formação continuada de professores encontra-se presente no sistema educacional brasileiro como exigência legal advinda das demandas das últimas décadas, sendo atualmente encarada como um elemento essencial para o sucesso educacional.

A partir da formação continuada busca-se possibilitar que o docente possa se adaptar à nova realidade e seja capaz de atender às novas demandas do processo educativo, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade do ensino.