O Processo de Recrutamento e Seleção

Por Aline de Oliveira da Silva de Melo | 25/04/2017 | Adm

O departamento de Recrutamento e seleção é um dos subsistemas da área de Recursos Humanos. Este departamento é responsável por zelar por um dos principais capitais da empresa: os funcionários. É por meio de cada um deles que vem o sucesso de uma organização. Então, é preciso encontrar a pessoa que se encaixe perfeitamente nos requisitos da vaga.

Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente através de pessoas, por isso a importância do cuidado com a condução do processo de recrutamento seleção, respeitando as seguintes fases:

Abertura da Vaga:

No momento em que há uma vaga disponível na empresa, o responsável pela área solicitante, geralmente os gestores (financeiro, administrativo, marketing, segurança, entre outros) encaminha ao departamento de recrutamento e seleção, um documento chamado Requisição de abertura de vaga (Rav), nele está descrito o perfil da vaga, descrição do profissional desejado, características profissionais específicas ao cargo, salário, benefícios, entre outras.

Recrutamento:

A primeira etapa de uma nova admissão consiste no recrutamento. Através dele a empresa possui subsídios para efetuar uma seleção. Portanto, deve recrutar pessoas capazes de preencher o perfil do cargo. O recrutamento de candidatos se dá, através da divulgação da vaga em diversos meios: site da empresa, agências, redes sociais, cartazes, anúncios, recrutamento interno, etc.

Triagem:

Identificar nos currículos cadastrados, os pré-requisitos necessários à vaga, analisando as informações solicitadas para candidatura. Feito isto o profissional de Rh escolherá os currículos e entrará em contato com os candidatos informando sobre a oportunidade e agendando a entrevista de seleção.

Entrevista:

É feito o primeiro contato com o candidato e realizado o processo de seleção, que pode ser feito através de entrevistas pessoais ou telefone, dinâmicas, individual, em grupo, padronizadas ou não, por competência, comportamental, entre outras. Podendo ser repetidas várias delas com a mesma pessoa, se preciso. Isso serve para minimizar os riscos de contratar alguém não-qualificado para o cargo, o que impacta profundamente na cultura da empresa.

Fechamento da Vaga:

Finalizada todas as etapas, os candidatos selecionados passarão por entrevista individual com o gestor da área responsável pela a vaga, que finalizará o processo de seleção, escolhendo o candidato de sua preferência. Nesse momento a vaga é fechada.

Um processo de recrutamento e seleção eficaz contribui com a redução de custos e otimização de processos na empresa, garantindo, assim, a ascensão frente aos concorrentes e a satisfação de todos os funcionários, assim como a contratação de um colaborador não qualificado pode acarretar um desgaste e um prejuízo  a organização, bem como desperdícios, tais como: 

  • De dinheiro, com a alta rotatividade de funcionários, já que a pessoa contratada não tem o perfil para o cargo;
  • Tempo e dinheiro, investidos em treinamento focado na pessoa errada;
  • Tempo dos Supervisores orientando o recém-contratado; 

O processo seletivo é hoje considerado pelos empresários e executivos das organizações, como um evento empresarial estratégico e vital, pois a tarefa de recrutar e selecionar deve ser realizada por profissionais competentes que devem estar preparados para assumir esse desafio, pois recrutar e selecionar pessoas no mercado é uma atividade com metodologia própria e não pode ser encarada como um evento pontual, subjetivo e sem importância. 

Referencias

GIL, A.C. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2009

ILVA, E.B. Recrutamento e Seleção. 2002. 46 f. Monografia de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Marketing Globalizado) – Universidade Cândido Mendes, Tijuca, 2002.