O processo de criação de moda sob a nova ótica de custos em uma empresa...

Por Henrique Lacerda Nieddermeyer | 26/11/2016 | Adm

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE MODA SOB A NOVA ÓTICA DE CUSTOS EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES DE MARINGÁ.

Ana Carla Campanha[1]

Henrique Lacerda Nieddermeyer[2]     

RESUMO 

Atualmente o setor de criação de uma empresa de moda necessita de sincronia com o ritmo acelerado que define a realidade e as tendências de um mercado altamente competitivo. O chamado mundo fashion - termo convencionado para definir as grandes redes de lojas de departamentos, que na busca de uma maior fatia de mercado e de diferenciais competitivos, lançam constantemente novos produtos nas lojas – exerce forte pressão sobre os profissionais de criação, que têm o seu potencial criativo abalado, com uma sobrecarga atípica, decorrente de um ritmo acelerado de produção e de intervalos curtos entre uma coleção e outra. Os novos produtos lançados no mercado, cada vez mais exigente, precisam corresponder às necessidades dos clientes. Porém, sem a inspiração necessária, como identificar as tendências de consumo futuro? Este artigo tem como objetivo analisar o processo de criação de uma coleção de lingerie e identificar os obstáculos ao processo de criação sob a nova ótica de custos, ao profissional de moda de uma empresa de confecções da região noroeste do Paraná. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi o estudo de caso como forma de investigação de um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real.

INTRODUÇÃO

A busca constante por maior participação no mercado, a concorrência do setor cada vez mais acirrada, a globalização estreitando fronteiras e derrubando os obstáculos comerciais entre os países têm influenciado sobremaneira o mercado da moda. O presente estudo analisa as novas percepções dos estilistas, em relação à necessidade da adaptação de custos em peças de uma coleção de moda em uma empresa de confecção. Esse novo olhar tem o objetivo de redução de orçamento, garantindo a viabilidade dos produtos, a saúde financeira da empresa e o acesso financeiro fácil para os clientes no momento da compra, ou seja, um produto de rápida elaboração, com grande aceitação pelo público-alvo pela qualidade e preço acessível.

Os produtos do glamouroso e concorrido mercado da moda encontram-se muito semelhantes, diferenciando-se uma marca da outra pelos detalhes ou pela cor. Essa característica denota pouca criatividade, ou dificuldades dos profissionais responsáveis pela criação e inovação, cujo impacto afeta diretamente as vendas, pois os clientes exigem diversidade no momento da decisão de compra.

Dentro desse contexto, questiona-se o tempo destinado ao estilista de moda para desenvolver o seu potencial criativo no sentido de inovar os itens lançados no mercado. Como e onde buscar a inovação de criatividade face ao tempo escasso e limitado para esse processo? De que forma esse obstáculo é superado? Realmente ocorre inovação neste mercado? Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivos: identificar as dificuldades no processo criativo para os profissionais estilistas da Empresa Alfa; analisar a qualidade do processo criativo e inovação desses profissionais da Empresa Alfa.

Justifica-se a pesquisa pelo fato da autora do presente artigo ser aluna do curso de especialização em gestão da moda e estilista da Empresa Alfa, de forma a aplicar na prática os subsídios acadêmicos, permitindo a minimização dos impactos referentes à pressão exercida sobre os profissionais de criação no tocante ao pouco tempo para desenvolvimento da criatividade e inovação e aos fatores orçamentários. As contribuições decorrentes deste trabalho para a Empresa Alfa poderão ser notadas, no futuro próximo, na qualidade e potencial de inovação das peças produzidas, além de propiciar a contratação de novos colaboradores para o setor de estilo, haja vista sua diferenciação no mercado e preferência pelo consumidor mais exigente.

Os procedimentos metodológicos para a realização deste trabalho foram a revisão bibliográfica, com a pesquisa de subsídios teóricos em livros, análise de artigos e dissertações de mestrado na área e o estudo de caso que contribui, de forma inigualável, para a compreensão que temos dos fenômenos individuais, organizacionais, sociais e políticos. O estudo de caso é a estratégia escolhida ao se examinarem acontecimentos contemporâneos, sem a possibilidade de manipular comportamentos relevantes.

CARACTERIZAÇÃO DE EMPRESA 

A empresa ALFA, com atuação no mercado da moda por mais de 30 anos na região noroeste do Paraná, iniciou sua atividades com o proprietário elaborando peças de lingerie na garagem de sua residência. Contava com a colaboração de três funcionários e em pouco tempo houve a necessidade de ampliar as instalações e a mudança para um endereço comercial. Sempre com o propósito e determinação de um dia se tornar uma grande empresa, acabou se firmando uma das mais importantes do Brasil no segmento de confecções de roupas intimas.

Em pouco tempo a empresa já contava com aproximadamente 90 empregados. Ao longo dos anos, a empresa investiu em pesquisas e aumentou a sua linha de produtos. Isso reflete diretamente no crescimento da marca e participação no mercado da moda intima. O grupo vem expandindo cada vez mais seus investimentos, concentrando suas forças em tecnologia, criatividade, progresso geral em sua comunicação e forma de vender para encantar ainda mais o público. Sua constante evolução é marcada pela preocupação com a qualidade dos produtos que saem da fábrica, a marca investe massivamente em maquinário e equipamentos. Tal cuidado faz com que a empresa seja reconhecida como sinônimo de sofisticação e conforto por suas consumidoras.

A reponsabilidade da marca em entregar os pedidos em dia para seus clientes é cumprido à risca para garantir que a satisfação seja total. Uma prova disso é que a empresa ostenta a ISO 9001/2000. Esta certificação reconhecida internacionalmente atesta que a empresa é capaz de fornecer produtos e serviços que correspondam às necessidades e expectativas dos clientes. A obtenção e manutenção desse produto de qualidade é resultado de anos de pesquisas incessantes e dedicação continua.

O foco em desenvolvimentos de pessoas da marca ultrapassa seus muros e se espalha por todo o país, nos últimos anos foram milhares de quilômetros rodados pelo setor de treinamento, o qual oferece aos parceiros da marca treinamentos de visual merchandising, atendimento e produto. Contabilizando mais de 20 mil pessoas treinadas e qualificadas com padrão da marca. A participação no mercado de moda intima da marca só cresceu nos últimos anos. Hoje, a marca está presente em mais de 2500 pontos de venda, 14 credenciadas e mais de 20 lojas próprias abertas, uma de suas lojas mais importantes e que garante sua ostentação no mercado da moda é sua recente loja em Miami nos Estados Unidos, a satisfação por essa conquista está no significado dessa cidade maravilhosa, Miami é considerada uma das capitais da moda. O grupo expande cada vez mais, aliando criatividade e planejamento em sua comunicação e forma de vender. Um fator importante para o crescimento da empresa, é ter representações em diversas partes do país. Hoje a marca tem representações por todo o território nacional. Isso faz com que a marca se expanda cada vez mais, levando produtos sofisticados e de qualidade para todas as mulheres brasileiras. 

REFERENCIAL TEÓRICO 

Em uma empresa de confecção, o estilista exerce a função de mente criativa, ele tem a responsabilidade de criar peças que se adequem ao público-alvo da marca para a qual ele atende, de uma forma coerente e organizada. Para iniciar e prosseguir o seu trabalho, o estilista necessita de um cronograma que é previamente estabelecido e aprovado por todos os setores da empresa, a importância desse cronograma está não só em adequar as datas para que todos os setores da empresa trabalhem de uma forma continua e sem gargalos, mas também para atender às exigências do mercado da moda.

A tarefa do estilista, ou designer de moda, é bastante complexa e atribulada.

No que se refere à capacitação desse profissional, Treptow (2013) enfatiza:

O designer de moda precisa conhecer as tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de produtos que possam ser absorvidos por um público determinado. Sua preocupação deve centrar-se não apenas na comercialização do produto, mas na funcionalidade e nos benefícios que possa proporcionar ao usuário, ainda que, sobretudo no designer de moda, muitos desses benefícios sejam atributos intangíveis (TREPTOW, 2013, p. 42).

Enquanto as pessoas preocupam-se com o que vestir na primavera ou verão, os estilistas já estudam as tendências de outono e inverno e vice-versa. O trabalho do estilista é constante e dinâmico. A busca frenética pelo diferente e para se destacar diante de seus concorrentes é uma incessante corrida contra o tempo. Em poucos meses o estilista desenvolve grandes coleções, chegando a desenvolver até mesmo duas coleções simultaneamente. Uma nova coleção mal é finalizada e o estilista já está pensando alguns detalhes da que vem a seguir. Muitas vezes, os estilistas compram roupas no exterior e trazem peças para servir de inspiração. Outros anotam detalhes interessantes que, mais tarde, vão aparecer em suas coleções. De acordo com, Treptow, (2013 p. 33) ao executar uma coleção, “um designer chega a desenhar até 1000 esboços para, só então, escolher os que irão compor a coleção”.

Villaça e Castilho (2006) destacam que mercado da moda se sofisticou de tal forma que não basta saber fabricar um bom produto de moda: é necessário diferenciar-se dos concorrentes. Uma vez que cada consumidor procura o bem de consumo ou serviço que lhe trará a promessa mais próxima da solução de seu problema ou aquele o qual teve a melhor experiência no passado, as diferenças entre artigos de moda é que mantem os diversos produto desse mercado.

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