O Processo de Aprendizagem nas Organizações
Por Kelly Rodrigues | 07/12/2008 | EducaçãoO século XX trouxe grandes mudanças e transformações para as organizações, sua administração e comportamento. Ao longo deste período surgiram três eras organizacionais: Era Industrial Clássica, Era Industrial Neoclássica, e a atual Era da Informação e Conhecimento, que acarretaram alterações na maneira e visão acerca do ser humano.
A área de Recursos Humanos passou por três etapas distintas: a das relações industriais, a do Departamento de Recursos Humanos e agora a Gestão de Pessoas. Cabe a este novo formato do setor ajudar as empresas a realizarem sua missão, contribuir para o desenvolvimento das pessoas, promoverem qualidade de vida no trabalho, aumentar a satisfação dos colaboradores e fazer uso de práticas e políticas éticas e de responsabilidade social.
A nova estrutura corporativa caminha para um modelo de educação híbrido, onde as organizações compartilham a responsabilidade do ensino-aprendizagem que antes era da academia. Assumindo assim um importante papel no desenvolvimento de seus colaboradores, diminuindo o gargalo existente entre mercado e formação formal.
A razão disto foi o testemunho de muitas empresas quanto a redução da validade do conhecimento. Viram a necessidade de criar um modelo próprio de educação, totalmente voltado ao mercado, surge então a Educação Corporativa.
O objetivo central da Educação Corporativa é o desenvolvimento e a instalação de competências técnicas, gerenciais e profissionais consideradas essenciais às estratégias negociais. Isto evita que o profissional de desatualize técnica e culturalmente mantendo a sua competência e eficiência na sua área. Tem como missão atuar em parceria com os funcionários para que apresentem desempenho excepcional e a organização realize suas metas e seja reconhecida como líder em seu segmento.
O sucesso deste modelo está no equilíbrio entre atender às demandas dos clientes internos, conhecer a realidade dos colaboradores e compreender as metas organizacionais.
A Era Clássica tinha como premissa a maximização dos lucros tendo as pessoas como apêndices das máquinas; a Era Neoclássica o foco era a capacitação profissional dos funcionários; e a Era da Informação e também do Conhecimento trouxe a valorização verdadeiramente humana, em que as organizações são feitas de pessoas, razão de sua existência.