O Processo de Aprendizagem Altera o Comportamento Humano, Facilitando a Convivência entre Pessoas em Sociedade
Por Adriana Luciano Santos Gouvêa | 09/08/2010 | EducaçãoUNIT ? UNIVERSIDADE TIRADENTES PROEAD ? PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA COORDENAÇÃO ADJUNTA DO CURSO DE LETRAS/ PORTUGUÊS ? EAD Orientadora: profª. Dayse Goes Prado
O Processo de Aprendizagem Altera o Comportamento Humano, Facilitando a Convivência entre Pessoas em Sociedade
Adriana Luciano Santos
Resumo
Este artigo tem por objetivo conhecer o processo pelo qual o comportamento humano pode ser progressivamente alterado, tal processo denomina-se aprendizagem, que constantemente está a converter as relações interpessoais e assim facilitar a convivência entre pessoas em sociedade. Seja de modo formal ou não, novos conhecimentos vêm viabilizar comportamentos adequados à sociedade.
Palavras-chaves: Aprendizagem, mudança, comportamento, convivência e sociedade.
A humanidade é a espécie mais evoluída dentre os animais. Portanto, necessita mais da aprendizagem para adaptar-se e sobreviver ao meio em que vive. Como há uma dependência em aprender comportamentos sociais, então o ato de aprender pode ser considerado uma obrigação, pois quando não existe adaptação comportamental de um indivíduo, presume-se que ele será excluído socialmente.
De acordo com Libânio (2000) o termo educação significa condução de um estado para o outro, ou seja, a adaptação do comportamento de um indivíduo em acordo com as exigências de uma sociedade.
O homem nasce propenso a aprender, e para que o aprendizado ocorra é preciso que haja incitação. Além disso, existem formas de aprender que necessita passar por uma sucessão de estados até chegar à maturidade física, como aprender andar e falar. Muitas vezes o ato de aprender se dá também em meio ao tempo e sociedade em que vivem, como por exemplo, a maneira dos pais educarem seus filhos é de suma importância para promover comportamentos considerados adequados pela sociedade, no entanto, frequentemente as famílias estimulam inconscientemente ou não, comportamentos inadequados, ao utilizarem disciplina sem fundamentos. A interação dos progenitores com os menores é decisiva para o impulso de condutas adequadas ou inadequadas à sociedade, portanto se a interatividade e o comportamento de quem educa forem impróprios e excedidos pode prejudicar as relações de seus subordinados com as pessoais que convivem.
Segundo Silva (2008), manter diálogo constante com os filhos é crucial para a educação, também é significante mencionar que expressar sentimentos positivos ou negativos aos comportamentos dos filhos contribui para a distinção dos atos considerados adequados ou não, dessa forma os descendentes compreenderão qual o padrão de condutas deve ser assumido para manter relações interpessoais sadias.
Neste contexto que envolve aprendizagem em prol da interação social, torna-se crucial citar o ambiente escolar e sua importância na disseminação de conhecimentos que proporcionam condutas ideais aos relacionamentos saudáveis e concretos dentre pessoas em sociedade. É de grande valia em tal ambiente que os professores criem estratégias oportunas para que os alunos em meio às experiência e estudos aprendam a partir da prática cidadã. O exercício de ações educativas em que as pessoas possam cooperar solidariamente, bem como participar com responsabilidade, visando o conhecimento interdisciplinar, faz com que a sociedade e em particular os alunos, em decorrência dessa prática pedagógica, estejam aptos a aceitar opiniões divergentes à medida que forem aproximados da realidade social.
Como afirma Feldman (2001, citado por VILA; DIOGO; VIEIRA, 2008, p. 2), a aprendizagem consiste em um processo que conduz o comportamento humano a alterações, essas variações comportamentais são viabilizadas a partir das experiências adquiridas com os erros e acertos, ou seja, do exercício contínuo do objetivo que se pretende alcançar.
Tendo em vista o que foi mencionado, pode-se notar que as experiências são fatores decisivos por estimular os sujeitos a mudanças comportamentais expressivas. E não apenas na atmosfera escolar que se obtém aprendizagem, mas também em todas as instituições sociais. Um exemplo disso são as regras impostas em todos os lugares. Por isso há a necessidade de aprendê-las, pois elas servem de orientação para uma boa conduta. Em suma, seja formal ou não, o processo de aprendizagem é primordial a vida humana. Neste sentido, a educação além de modificar o comportamento, agencia as relações sociais, isso acontece não só por esforço de quem educa, mas também do aprendiz que o responsável pelo gerenciamento das informações processadas em seu intelecto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Wikipédia, A Enciclopédia Livre. Aprendizagem. Mar. 2009. GNU Free Documentation License. Disponível em: VILA, Carlos; DIOGO, Sandra; VIEIRA, Anabela. Aprendizagem. Jan. 2009. Disponível em: SILVA, Alessandra Turine Bolsoni; MARTURANO, Edna Maria. Práticas Educativas e Problemas de Comportamento: uma Análise à Luz das Habilidades Sociais. Mai. 2005. Disponível em: JUSTEN, Liane. Comunidades de Aprendizagem e Redes Sociais. Disponível em: SILVA, Odélia. A Escola e a Família: duas Pedagogias na Formação dos Sujeitos Sociais.
Out. 2008. Disponível em: