O Processo Coaching: Liderança Moderna

Por Gerseire Pinho Nunes Sacramento | 12/05/2016 | Adm

INTRODUÇÃO

A liderança é um assunto que ocupa os indivíduos e organizações provavelmente mais do que qualquer outro tópico da área de gerenciamento. Todos os dias meia dúzia de livros ou artigos aterrissam em uma prateleira. Após séculos de estudos sobre líderes, de Alexandre, o Grande, a Joana D'Arc, de Maquiavel a Richard Branson, imaginar-se que todos chegaram a um acordo do que se trata a liderança. Na verdade, mesmo hoje com tantas evidências, observações e pesquisas científicas, ainda há muita controvérsia sobre o que constitui a liderança e o que faz um bom líder. A maior parte dos textos sobre liderança tenta definir ou produzir definições simples e palatáveis para descrever a liderança eficaz e como podemos conquistá-la. A verdade é que a liderança é altamente complexa e individual. A única certeza que descobrimos nos estudos é que liderança é muita prática e começa com o indivíduo.
Nos últimos anos, o tema liderança tem sido muito estudado, principalmente no campo da Administração. Contudo, esse não é um tema novo, uma vez que a liderança sempre esteve presente na história da humanidade. Mais que uma necessidade, o estudo de liderança é parte da realidade do homem, este fato pode ser evidenciado na citação de Bertero (2007) "Desde o primitivo homo sapiens, ensaiando seus primeiros passos até complexos arranjos sociais, como Estados nacionais, grandes empresas e universidades, todos parecem necessitar de líderes e de lideranças".
Assim, pode-se verificar que nos dias de hoje, o ambiente global caracterizado pelas constantes mudanças que exige dos profissionais aperfeiçoamentos contínuos, tendo na figura do líder tem papel fundamental. Esse contexto influencia as atividades da sociedade como um todo e leva a necessidade da presença de uma pessoa que facilite a adaptação a essas transformações, além de motivar para que os indivíduos realizem suas funções de forma a alcançar o sucesso. Como afirma Robbins (2005, p.258), liderança é "a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas".
O referido tema surgiu no sentido de aprofundar os conhecimentos sobre processo Coaching, despertando ao novo modelo de líder que é um dos mais importantes processos que existe voltado para o aperfeiçoamento humano, capaz de gerar resultados em menos tempo que em qualquer outro processo de melhoria humana. Trata-se de um conjunto de ferramentas modernas que tem como principal função levar uma pessoa a realização dos seus objetivos e atender suas necessidades.
Dessa forma, a nossa problematização é o que o Processo Coaching traz de benefícios para o Coache - cliente? Levando em consideração a valorização desse novo conceito de liderança.
Ciente do propósito acreditando nos benefícios do processo Coaching nas organizações que precisam agora ser muito mais produtivas e competitivas, com equipes mais eficientes e gestores mais adaptáveis. Um novo estilo de liderança passou a ser exigido e os colaboradores necessitam ser continuamente estimulados e desenvolvidos.
O presente estudo tem como objetivo geral compreender o novo modelo de liderança, o Coach, que é o único processo de aperfeiçoamento humano focado exclusivamente no indivíduo. Na mesma sequência, têm-se como objetivos específicos identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para ser um Coach, e analisar os tipos de Coaching. Assim, o presente estudo caracteriza-se pelo seu caráter predominantemente exploratório. Que segundo Leite (2008), é a que explora algo novo, que freqüentemente não é considerada sendo ciência, mas que serve de base à ciência. Outros autores dizem que é utilizada quando se tem poucos estudos e conhecimento científicos sobre o tema. A pesquisa exploratória tem muito valor, pois serve de base a outros tipos de pesquisas, quando o tema possui bibliografia escassa. Aqui estará seu fundamento cientifico.
Será utilizada para o desenvolvimento deste artigo uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, um estudo constituído com base em coleta de informações com fontes secundárias, por meio de livros, artigos, matérias de jornais e revistas sobre o tema, com o intuito de dar maior aprofundamento e consistência às informações adquiridas.
Na sequência focaremos nas questões conceituais dentre elas Liderança Coaching e o Líder Coach tendo como principal finalidade enquadrar o nosso objeto de estudo dentro dessas conceituações. Posteriormente faremos uma abordagem com vistas a investigar o fenômeno do Processo Coaching, aprofundando na mudança para o líder e a carreira Coach, em seguida concluiremos o presente estudo, com uma análise dos pontos relatados e comprovando nossa expectativa concernente ao nosso problema, além de propor sugestões para atuação e desenvolvimento de um Coach.

Artigo completo: