O Primeiro Dia De Trabalho Na Empresa

Por Nilson Maranhao Moreira | 08/09/2008 | Adm

O Primeiro Dia De Trabalho Na Empresa


O primeiro dia de trabalho é sempre motivo de ansiedade, tanto para quem chega como para quem trabalha na empresa. O funcionário recém-contratado será alvo de olhares curiosos e motivo de comentários durante algum tempo. E isso é perfeitamente normal. Todos estarão atentos aos seus movimentos, gestos e comportamento.

 
O novato deve se portar de maneira natural sempre, mas especialmente até que esta fase passe, e para isto é importante manter a discrição, ser simpático e gentil com todos. Durante a jornada de trabalho, vale tratar a todos com generosidade, respeito e educação, tanto os funcionários mais humildes como os mais importantes.

 
Se, por timidez, o novo funcionário andar com a cabeça baixa ou se fechar para as pessoas, ele poderá ser interpretado como anti-social. Por outro lado, andando com a cabeça erguida demais, poderá parecer esnobe e arrogante, então, convém manter uma postura adequada, tanto física quanto nas atitudes, acompanhada de uma expressão fisionômica tranqüila que expresse carisma. Tanto a timidez quanto a espontaneidade em excesso devem ser evitadas ou banidas.


Quem Recebe


Cabe ao chefe, ou a algum funcionário em especial, apresentar o recém-contratado aos outros funcionários da empresa, departamentos, seções e divisões, assim como a todos os funcionários que direta ou indiretamente o auxiliarão em alguma tarefa profissional ou o cruzarão pelos corredores.

 

Apresentar as dependências e os futuros colegas de trabalho é importante para que o recém-chegado não se sinta um estranho no ninho ou um intruso para aqueles que nunca o viram antes.

Mas como essa pessoa responsável pela apresentação do recém-contratado pela empresa deve proceder?

Em primeiro lugar vamos falar sobre a escolha de quem será o anfitrião no novo funcionário. Essa pessoa pode ser alguém ligado à área de Treinamento, Departamento Pessoal ou Recursos Humanos, alguém que irá trabalhar com ele ou uma pessoa mais conhecida na empresa que tenha acesso a todas as dependências.


É importante que durante a apresentação de chegada o anfitrião faça um breve relato histórico sobre a empresa, como data da fundação, quadro de funcionários, proprietários, diretores etc.


Quem faz a apresentação deve sempre caminhar à frente, a fim de indicar o lugar, assim como terá a atitude de abrir as portas e encaminhar o recém-contratado.


Algumas dicas ao anfitrião:

 

·         evite apresentar o novo funcionário no banheiro ou no refeitório, lugares onde devemos evitar aperto de mãos

 

·       não fale mal de nenhum funcionário, chefe, cliente, fornecedor ou da própria empresa

 

·         diga a todos, com clareza, o nome e o sobrenome do novo colega, assim como o departamento onde ele irá trabalhar e a função que vai exercer

 

·         a regra básica da apresentação diz que quem tem a atitude de estender a mão ou não é a pessoa mais importante; o protocolar "É um prazer conhecê-lo" fica incumbido à pessoa menos importante.

 

 

Como O Novo Funcionário Deve Agir


O recém-contratado, quando apresentado a novos companheiros de trabalho, deve:

 

·         expressar, de imediato, segurança, transparência e simpatia

 

·      estar vestido de acordo com a função que irá desempenhar, assim como com as características da empresa

 

·         evitar estender a mão a superiores

 

·         manter um sorriso discreto nos lábios e um olhar sincero

 

·         no caso de apertar as mãos de um colega de trabalho do mesmo nível hierárquico ou inferior aos seu, este cumprimento deve ser firme, natural e pouco demorado. É importante olhar nos olhos da pessoa para expressar um pouco da sua personalidade

 

·         falar menos e ouvir mais


Os Colegas De Trabalho

 
Cabe à pessoa que está sendo apresentada ao recém-contratado:

 

·         de imediato, parar o que estiver fazendo para lhe dar a atenção devida, seja num simples olhar, aceno ou gesto com a cabeça, mantendo um sorriso simpático acompanhado da frase "Seja bem-vindo" ou "Boa sorte na empresa", podendo até mesmo colocar-se à disposição, caso este necessite de ajuda

 

·         se, no dia da apresentação do recém-contratado, o funcionário não estiver na empresa, nada impede que ao cruzar com o novato, o colega tome a iniciativa de se apresentar, dizendo seu nome, o departamento onde trabalha e a função que exerce na empresa


O Novo Funcionário No Dia-A-Dia

 

·         Tome cuidado quanto à forma de se vestir e de se apresentar na nova empresa tendo cautela e disciplina uma vez que estará por um determinado tempo se policiando, tendo a sensação de estar pisando em ovos ou num campo minado

 

·         Jamais revele aos curiosos o motivo pelo qual saiu da antiga empresa onde trabalhava.

 

·         Evite excesso de intimidade com aqueles que logo de cara se mostraram receptivos e carinhosos.

 

·         Não chegue atrasado.

 

·         Vista-se com discrição.

 

·         Não falte.

 

·         Evite usar muito o telefone.

 

·         Não receba visitas pessoais na empresa.

 

·         Seja simpático, gentil e atencioso com todos.

 

·       Tome cuidado para não ser explorado por funcionários veteranos que se julgam os donos do pedaço e adoram mandar ou impor medo e respeito.