O Preço Das Coisas

Por Bernard Gontier | 28/02/2008 | Crônicas

É isso pessoal, peço silêcio e ordem no recinto. E esse é o assunto de hoje. A vida custa. Ou vocês pensam o que?

A senhora aí atrás, calma gente, ela levantou a mão primeiro. Pode falar, senhora. Humm, sei. Então, trocaste o noivado por uma carreira promissora, ganhou dinheiro, lógico, prêmios, mas um belo dia chegou em casa e lembrou-se que não haviam porta retratos com crianças ao lado da cama,é minha senhora, tudo tem um preço.

Como, o rapaz ali, o de camiseta laranja. Bom dia para você também. Desistiu da medicina e foi estudar música. Ah, foi bacana, as escalas menores e os tons inteiros, embora boteco não paga as contas, mas, o prazer de tocar paga-lhe o equivalente?

O cavalheiro de terno xadrez, obrigado, para você também, hum, olha o seu exemplo é igualzinho ao da senhora dos porta retratos...
O senhor aqui na segunda fila, de boina, sei, correu mundo, puxa, esteve até no Tibet, fantástico, nossa, Madagascar, mas com isso perdeu o paradeiro das irmãs, não sabe se estão vivas ou já foram, sei, e as imagens do mundo que viste, lhe confortam? Ótimo, já é um começo.

Próximo, peraí menina, ele levantou a mão antes. Pode falar. Percebo, hum hum, já ouvi falar disso. Resumindo, a mãe dos seus filhos lhe mandou passear, o senhor então encontrou uma nova companheira, descasada com filhos, então se alegrou com a nova família, cuidou da casa, se envolveu emocionalmentecom as crianças, que naturalmente cresceram, e um belo dia o pai aparece com carteira recheada, mas o sr, preocupado como estava em viver o sonho da família, ainda que não fosse a sua...sei, todo mundo acha um monte de coisa...ocorre que a sua carteira esvaziou e lhe mostraram a porta da rua...Acontece.

Você menina, que queria tanto falar. Hum, hum, entrou para a prostituição e agora se arrepende. Olha, arrependimento só é bom quando serve para corrigir o curso. Ah, você queria ser secretaria mas pagavam pouco...

O rapaz ali atrás da coluna, com a mochila nas costas. Desabafa. Foi o que? Deixou de comparecer ao vestibular para ir ao cinema? Qual filme? Duro de Matar 4. Gostou? Hum hum, é, cinéfilo é quase um dependente químico, compreendo...Gente, atenção que o rapaz está falando, todo mundo teve a sua vez. Pode prosseguir. Sei, quer dizer que Maclane, o protagonista, em dado momento diz: heróis são aqueles que fazem muitas refeições solitárias. Interessante.
A senhora de bolsa marrom, para a senhora também, hmmmm, muito triste, infelizmente também muito comum, porém a sua escolha deve ser respeitada, pois foi a do amor incondicional e a do serviço, assim como a opinião dos outros deve ser considerada, mesmo que seja ingratidão.
Atenção gente, nossa sessão de hoje terminou. Obrigado pela presença, e tenham em mente o seguinte: tudo na vida tem um preço, só que não vem escrito na etiqueta.