O PODER

Por Geverson Luiz Caetano Vargas | 29/04/2016 | Crônicas

           Perseguido por muitos mas alcançado por poucos , a faculdade de possuir a autoridade suprema , onde todos que se encontram na posição abaixo deste , obedecem sem contestar , tudo que é determinado por quem detém o poder .

           Desde os Farós do antigo Egito , até os dias atuais , passando por reis , rainhas , imperadores , presidentes e políticos em geral , a disputa do poder leva muitas nações até mesmo à guerra  para obter sua plenitude sobre outros . 

           Muitos seres humanos perdem a própria vida na luta pelo poder , fortunas são dilaceradas e exterminadas pelo mesmo motivo , porque o ato de mandar e ser plenamente obedecido , fascina a grande maioria dos habitantes desse planeta . 

           Quem não possui a capacidade de se impor perante os demais pela sua inteligência , necessita do poder para atingir  o mesmo resultado .

            As nações do mundo , usam as armas e sua capacidade financeira para se tornarem poderosas e se impor perante as demais , e isso acontece desde o início da povoação na terra , onde um grande exemplo que durou por oitocentos anos , foi o poder do império romano 

            Todo aquêle que atinge o poder , não mais o quer abandonar , fazendo tudo que estiver ao seu alcance para se perpetuar naquela comoda posição , de onde dita as regras à serem seguidas por toda a coletividade que o cerca .

             Almejar o poder é inerente ao ser humano , no entanto exercê-lo com sabedoria , sabendo o exato momento quando abandonar o cargo detido , é o que distíngue os verdadeiros homens dos perigosos detentores do poder .

             Poder no entanto não é sinônimo de felicidade , portanto quem não o possui tem todas as oportunidades de ser feliz .

             Apenas todos devem ter a plena conciência de distinguir quem são aquêles que eles irão alçar ao poder , para de uma correta maneira comandar suas vidas .