O poder na ponta dos dedos
Por Edson Terto da Silva | 07/07/2010 | PolíticaO poder na ponta dos dedos
Edson Silva
Em pouco tempo todos começaremos ver nas ruas que a Copa do Mundo de 2.010, que acabou para o Brasil e nós brasileiros na derrota para Holanda, no dia 2 de julho, chegou mesmo ao fim. Aos poucos, as pinturas de ruas, dos muros e das bandeiras serão desbotadas. É a ação do tempo que, embora pareça implacável, também sabe demonstrar-se sensível e delicado artesão, dando oportunidade para que novas coisas nasçam ou para que esperanças julgadas perdidas se renovem como auroras de novos dias, que certamente clareiam até aquelas que foram as mais sombrias das noites.
E nesta renovação, vai-se Copa e virão outros fatos, outros acontecimentos igualmente ou muito mais importantes, basta focar pontos de vistas. Neste contexto, não podemos deixar de citar Eleições livres e diretas, como as que temos no Brasil. Este ano elegeremos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Temos hoje um sistema eleitoral que evoluiu quase tanto como todas as tecnologias modernas de comunicação que evoluiu da fita cassete para o MP3, da TV de válvula para os telões de última geração, do fone fixo ao multicelular, entre outros.
As cédulas de papel deram vez para as urnas eletrônicas e evolução eleitoral provocou uma situação tanto inusitada quanto assustadora a primeira vista, na qual homens e mulheres candidatos deixam de ser nomes para serem números, afinal na urna eletrônica são os números digitados corretamente pelas pontas de nossos dedos e devidamente confirmados é que expressarão nossa vontade democrática de votar em nossos escolhidos. Todo o processo de ter conhecido o (a) candidato(a) escolhido(a) terá ocorrido antes de cada um de nós eleitores estarmos diante dos dez dígitos (números) do teclado da urna eletrônica. É primordial então para exercer o sagrado direito de votar e votar bem: conhecer em quem queremos votar e principalmente o seu número. Então, munidos da famosa "colinha" iremos para as urnas no dia 3 de outubro.
Edson Silva, 48 anos, jornalista, Campinas
Email: edsonsilvajornalista@yahoo.com.br