O Poder das Histórias

Por Humberto Estrela | 27/04/2009 | Crescimento

O que será que dispara o desejo de um prospect de se juntar à sua oportunidade de negócio?

Será o crescimento incrível da sua companhia? O plano de compensação diferenciador? Os resultados e produtos fenomenais que disponibiliza?

Não. Claramente que não.

É uma decisão emotiva (emoção). A emoção ganha sempre às apresentações “factuais” (factos). Sempre foi e será assim.

Mesmo os mais cépticos (aqueles que você pensa que tem que apresentar todos os números, factos e descritivos), acabam por responder aos apelos emotivos.

No livro “As Mentiras do Marketing”, o perito de marketing Seth Godin dizia o seguinte:

“… Você tem que contar uma história, não dar uma aula. Mera prova não é suficiente. Você ganha quando o júri provar para ele mesmo que a sua versão é a correcta. O processo de descoberta é mais poderoso que você dar a resposta certa – porque na realidade não existe resposta certa, e mesmo que exista, eles (júri) não irão acreditar em você! No testemunho de abertura conte uma história interessante. Organize os factos de maneira a que o júri chegue à sua conclusão por eles próprios.” – Seth Godin.

Os factos são importantes, mas eles serão usados pelo seu prospect mais tarde no processo de justificação da decisão que eles já efectuaram ou tomaram.

Veja como pode utilizar esta informação para aumentar o seu processo de patrocínio:

Quando estiver a falar com os prospects, você pode partilhar com eles como o negócio teve impacto na sua vida. Se você é relativamente novo no negócio, fale com eles sobre como você se sente com a certeza que está no caminho certo para a independência financeira e estilo de vida completamente diferente.

Você poderá sempre partilhar a história de um seu upline ou apresentar esse upline ao seu prospect e deixar que ele escute a história em primeira mão.

Histórias ajudam-nos a inspirar os outros e a dar-lhes esperança.

Utilize-as. Elas podem e FAZEM toda a diferença no sucesso do seu processo de patrocínio.

Humberto Estrela
www.HumbertoEstrela.net