O PODER DA PALAVRA

Por Juliana Lima | 08/05/2017 | Literatura

     A linguagem é definitivamente um poder. Porém, após a inclusão da era digital e o acesso ilimitado a internet, podemos perceber um certo descuido na linguagem, ao falar e escrever. Como proceder quando o uso da linguagem encontra-se tão banalizada?

    De acordo com o apresentador Chacrinha: " Quem não se comunica, se estrumbica." Nessa citação ele se refere a importância que possui a palavra, a linguagem e a comunicação no geral. Já que a linguagem exerce um poder tão grande na civilização, seria adequado se aprofundar e saber mais disso, o que infelizmente hoje a grande maioria não se interessa em fazer.

   Podemos notar em diversos textos e até em frases simples a abreviação de palavras, trazidas do convívio com a era digital, e com isso querendo ou não, acaba interferindo na linguagem. No entanto, com o avanço da internet a cada dia podemos ter acesso a diversos conteúdos para entender melhor como a língua "funciona", como usa-la e como compreende-la melhor.

   Embora a linguagem seja um instrumento de poder, ter um cuidado especial ao se expressar é fundamental. Convém assegurar que pensar em linguagem e em língua é pensar em algo que ainda não dominamos totalmente.