O Pobre foi Prejudicado ENEM Percebeu

Por Rodolfo Boscolo Rodrigues da Silva | 07/01/2014 | Educação

Mais um período de inscrições para as instituições federais se inicia no Brasil, e com ele um questionamento: Até que ponto foi vantajoso essa mudança de acesso as universidades e institutos federais? E o mais importante é saber quem foi beneficiado?

O leitor deve lembrar que inúmeras discussões surgiram sobre essa mudança de sistema, mas a maioria dos movimentos principalmente a União Nacional dos Estudantes e seus militantes do Estado do Rio Grande do Norte, saíram em apoio ao governo federal para apoiar a mudança. As universidades também ganharam mais dinheiro com toda essa mudança acabando com o valor alto das inscrições dos vestibulares e acatando aos 32 reais do enem que muitos conseguem a isenção. Fantásticas essas medidas para os pobres, pois isso facilitaria ao mesmo, concorrer as vagas, gastando pouco ou quase nada. Isso sem falar no Monopólio dos cursinhos, que mandava um monte de "decoreba", dicas, "Professores Mágicos" que muitos diziam que tinham acesso a prova do vestibular, antes mesmo da prova ser feita e passavam as questões. Isso tudo acabou com o grande SISU. Bom para o pobre tudo isso né? agora "O Filho do Pedreiro Pode ser Doutor", não esta correto dona UNE?

Não, não esta certo, nada é o que parece, pois ao meu ver temos um programa de caráter Elitista, disfarçado de "A Solução dos Problemas do Estudante Pobre". Na verdade esta tudo pior, muito pior. 

Assistimos a correria dos alunos para chegar no horário das provas que graças aos fusos existentes no brasil (isso é o minimo pois se fosse um show de um cara famoso, as pessoas passariam dias dormindo numa fila esperando o dia), o esgotamento dos alunos ao fazerem as provas com varias questões com muitos textos, pois acho que ser objetivo no que você deseja, é algo que não existe para o ministério da educação, e o problema que estou elegendo o pior deste novo sistema de seleção unificada: A Unificação. Este fator não leva em consideração a realidade educacional que existe entre os Estados. A maior parte do Nordeste Brasileiro está incluída entre as Piores do Brasil, e se aproveitando desta condição, muitos alunos migram para as universidades graças as baixas notas tiradas pela grande parte dos alunos que não tem condições de tirar elevadas pois falta estrutura de ensino para eles. A maioria das escolas são fracas, apresentam greves no decorrer do ano letivo e o professor tem que ser o "Herói" no meio de uma estrutura de ensino medíocre que o nosso pais esta oferecendo. 

Em suma, no Rio Grande do Norte, estamos perdendo nossas vagas para alunos de outros estados, as notas de corte assim, aumentam gradativamente fazendo com que o filho do pobre tenha que procurar métodos de como pagar um cursinho de qualidade para ingressar nas universidades, ou seja, aquele monopólio que os cursinhos tinham, persiste, mas capacidade para estudar como o filho do Rico estuda, nós pobres temos, mas e a estrutura? 

ESTÃO ROUBANDO NOSSAS VAGAS NA NOSSA UNIVERSIDADE, COISA QUE NÃO ACONTECIA QUANDO A UNIVERSIDADE TINHA O SEU PROCESSO SELETIVO.