O Planejamento de um Vendedor de Varejo

Por Julio Cesar Souza Santos | 06/09/2010 | Adm

Planejar significa fazer planos antes do cumprimento de qualquer ação ou decisão. É, portanto, de extrema importância que o vendedor prepare antecipadamente o que pretende realizar a curto, médio e longo prazo. Senão vejamos:
? Se tivéssemos planejado ? ou sido orientados para planejar ? nossos es¬tudos, quem sabe nossa situação hoje fosse outra.
? Se tivéssemos planejado nossa carreira profissional adequadamente, talvez hoje estivéssemos alguns degraus à frente.
? Se tivéssemos planejado nossa situação econômico-financeira com mais cuidado, talvez nosso patrimônio atual fosse maior.
? Se tivéssemos o hábito de planejar detalhadamente nosso dia de traba¬lho, ele seria mais produtivo; e talvez até trabalhássemos menos para termos mais tempo para nossas famílias.
Dessa forma podemos inferir que o planejamento também é aplicável em muitas atividades do vendedor varejista, como por exemplo:
? Estudo = Se a sua instrução é deficiente e ele quer melhorá-la, po¬de fazer planos para:
? Voltar aos bancos escolares (afinal, nunca é tarde).
? Estudar pela Internet.
? Fazer cursos rápidos e participar de reuniões específicas.
? Resultados = Se ele quer dinamizar sua atividade a fim de ganhar mais, não perder prêmios ou campanhas, ele deve fazer um plano com essa finalidade.
? Sondagens = se o vendedor perceber que sua sondagem ao cliente está se tornando repetitiva, é hora de mudar. Ele deve fazer um plano para elaborar sondagens mais criativas, pessoais e personalizadas.
? Rotinas = se o vendedor listar suas rotinas verificará que algumas roubam a maior parte do seu tempo. Portanto, ele deve fazer um plano para racionalizar essas rotinas diárias.
? Expectativas = O vendedor varejista pode melhorar muito suas expectativas, quanto a sua própria vida, seu trabalho e suas capacidades. Essa auto-análise o conduzirá a um plano que ampliará bastante o que quer e como fará para chegar ao seu objetivo.

Como Elaborar um Plano?

Alguns vendedores podem acreditar que seus planos estão nas suas cabeças, mas podem estar certos de que na cabeça estão apenas suas idéias e intenções, pois na hora de passar para um plano te¬mos que escrevê-lo. Dessa forma, para elaborar um plano o vendedor de varejo deverá respon¬der às seguintes questões:
? O que vou fazer?
? Como vou executar?
? Por que devo levar adiante essa ação?
? Onde exercerei minhas atividades?
? Quem, além de mim, estará envolvido neste assunto?
? Quando posso começar, completar cada etapa e terminar essa tarefa?
? Quais os recursos necessários para a realização do meu plano?
? Que problemas potenciais me defrontarão?
? Que medidas tomarei caso algo saia errado?

Exemplo de Elaboração de um Plano Para a Melhoria da Sua Carreira.

Objetivo: Quero melhorar minha performance profissional. O que devo fazer?

? Devo rever minhas atribuições e responsabilidades.
? Levantarei minhas forças e fraquezas profissionais.
? Vou melhorar o que não está bom, ou seja, insatisfatório.
? Conhecerei melhor minha profissão e afinar-me-ei aos planos da empresa.
? Avaliarei meu desempenho para melhorá-lo ainda mais.
Desde que cada item acima seja devidamente analisado e definido por escrito, o seguimento se dará com facilidade e desdobra¬mento em vários outros planos. Neste caso, o vendedor deverá estabelecer prioridades, consi¬derando:
? O que tem maior peso para que ele alcance seu objetivo?
? O que tem mais urgência e reúne condições de ser iniciado?
? O que pode ser prorrogado, pois será resolvido mais facilmente?
Além de seus planos pessoais (que devem ser registrados para o ano, mês e dia) o vendedor de varejo não deve deixar de compatibilizar seus planos profissio¬nais com os da empresa. Portanto, ele deve fazer planos para atingir as metas de ven¬das, o número de visitas e analisar como está administrando seu tempo. Além disso, ele deve pensar em novas idéias, mudar velhos hábitos e evitar dis¬trações quanto aos seus planos.