O perfume Através dos Tempos

Por Jason Mendes | 26/02/2010 | Saúde

Atualmente você tem à sua disposição um grande numero de perfumes, criadores de fragrâncias como a Guepard Raphael Guinot Regines Guerlain Guess Joico Redken Joop! Realm Valentino Raven passando pelas marcas de perfume feminino intemporais como a Lacoste Jordache Lancaster Gres Gucci Lalique Rampage as opções são muitas mas será que quem compra um perfume conhece um pouco da história deste cosmético.

Um perfume é um artigo que qualquer um de nós conhece e usa, aparentemente parece ser um produto que não esconde qualquer segredo mas como qualquer outro acessório de beleza também o perfume teve o seu periodo de desenvolvimento, um momento no tempo em que os primeiros passos foram dados em torno da conquista do mundo das fragrâncias.

Esses primeiros passos foram dados inicialmente na agora distante Mesopotânia e no Egipto, estes foram os primeiros locais onde o perfume recebeu os cuidados de pessoas que procuraram dominar de forma controlada o conhecimento mais profundo sobre a fórmula das essências e da mistura para conseguir alcançar de forma regular perfumes que pudessem ser usados diariamente.

Inicialmente as fórmulas de produção de perfumes eram obtidas com óleo o que resultava por vezes num produto final com um cheiro forte, isto obrigava aqueles que se interessavam pela arte dos perfumes a manterem uma janela aberta para a investigação dos processos envolvidos no tratamento de tudo o que envolvia a criação de qualquer essência.

É através do interesse particular de Avicenna, um químico e médico que os perfume feminino recebe uma das mais valiosas transformações no método de produção.
Avicenna queria evitar a forma até então utilizada para a mistura das plantas, através das suas experiências Avicenna consegue finalmente chegar ao seu objetivo, um método desenvolvido por ele chamado destiliação e que iria dar um grande impulso na forma como os perfumes eram apreciados, começando justamente por uma das primeiras plantas que Avicenna destilou, a rosa, um perfume feminino que ganhou rapidamentee muitos apreciadores.

O perfume chega de forma ao continente europeu por volta de do ano 1200 para mais tarde assentar definitivamente em França.
Este feito é conseguido graças aos esforços de Rene, o sul de frança conhece uma agricultura diferente que é baseada no cultivo das plantas necessárias para produzir as essências que compões todas as notas o que acabou por transformar o sul do país numa gigantesca indústria ligada aos perfumes femininos.