O Perfil Docente na Prespectiva da Educação Integral

Por Simone Andrade Ribeiro dos Santos Rodrigues | 08/12/2016 | Educação

A Educação Integral se constitui em uma proposta educacional que visa garantir instrumentos que contribuam para com o desenvolvimento dos educandos em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.

Em consonância com esta perspectiva, a Educação Integral propõe a implantação de uma nova maneira de organização curricular que, por sua vez, convida a todos educadores a refletirem sobre a concepção de educação que norteia sua prática educativa no cotidiano.

Neste contexto, o perfil do educador se define como o agente responsável para intermediar essa construção, bem como, a relação entre os pares e o processo de ensino aprendizagem. O educador passa a ser mediador principal desse processo de construção de aprendizagens, investindo cotidianamente em seus educandos, sobretudo, tenho a clareza de que eles necessitam apreender com eficácia e eficiência.

O educador com enfoque na educação integral deve possibilitar o desenvolvimento de aprendizagens, conteúdos de maneira significativa e contextualizada, visando o desenvolvimento integral de seus educandos, dispondo-se a  estabelecer diálogos com os educandos, ouvindo suas questões e anseios, abandonando a postura autoritária que muitas vezes está presente nas relações escolares.

O papel do educador não se resume, apenas, a transmissão conhecimentos, perpassa com uma compreensão mais ampla a de criar e oferecer condições que potencializem a aprendizagem e o desenvolvimento de seus educandos, para que os mesmos se assumam como indivíduos, em toda sua unicidade.

Uma vez que, a educação integral é inclusiva, pois reconhece a singularidade dos sujeitos, suas múltiplas identidades e se sustenta na construção da pertinência do projeto educativo para todos e todas. Ela promove a equidade ao reconhecer o direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais.

Desta forma, o educador no prisma da educação integral, é aquele que reinventa a relação com o mundo, que reinventa sua relação com o conteúdo que ensina, com o espaço da sala de aula e com seus educandos, permitindo a construção de possibilidades e processos de aprendizagens de fato significativas.

*Simone Andrade Ribeiro dos Santos Rodrigues, é Pedagoga, Especialista em Planejamento Educacional e docente efetiva da Rede Municipal de Ensino do município de Rondonópolis, Mato Grosso.

Artigo completo: