O Pensamento Computacional na sala de aula

Por Mirtes Costa | 22/12/2023 | Educação

O Pensamento Computacional na sala de aula

 

                                                                                                  Miltes da Costa Silva

                                                                                                  Luzenil Maria da Silva

 

 

                                                                      Resumo

 

Atualmente o uso de Computadores nas salas de aula vem impactando em quase todos os aspectos.

A simples utilização massiva de aparatos tecnológicos na sala de aula não garante a melhoria do ensino, porém pode ser o meio pelo qual os estudantes encontram alternativas para a solução de problemas complexos. Nos dias atuais há variedades de aparelhos digitais como: notebook, Chromebook, celulares, computadores convencionais, tabletes entre outros.  É necessário que haja disponibilidade de material para atender as expectativas dos professores. Sabemos que há regiões onde não há disponibilidade de computadores/dispositivos eletrônicos, Internet e até mesmo energia elétrica para que também possam se beneficiar desse método.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Torna-se fundamental tanto no presente quanto no futuro que todos os indivíduos tenham conhecimentos básicos de Computação. A tecnologia na educação, quando usada da forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os educadores. Desta forma é preciso que o professor saiba mediar a aula com uso dos equipamentos, pois é muito fácil que os alunos percam o foco dos estudos com as inúmeras atrações que estão a um clique de distância na internet. Assim, o professor pode adotar medidas como bloquear sites (por meio de softwares especializados) e redes sociais em horário de aula. De igual modo, é importante educar os alunos para que eles saibam separar os momentos de entretenimento e estudo com a mesma ferramenta. Além disso, apostar em atividades e conteúdos realmente interessantes para os estudantes é uma forma de evitar que eles se distraiam tão facilmente.

Uma das ferramentas que o professor pode utilizar é a pesquisa, onde o professor determina qual tema ou conteúdo que os alunos irão pesquisar.

Trazer a tecnologia para a sala de aula aproxima o processo de ensino-aprendizagem das demais áreas e aspectos da vida do aluno, atraindo sua atenção e despertando o interesse pela aquisição do conhecimento abordado. Tornando assim as aulas mais dinâmicas e atraentes.


Artigo completo: