O PATRIMÔNIO CULTURAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ATIVIDADE TURÍSTICA
Por Rafaella Oliveira | 29/12/2010 | SociedadeA memória de um povo é seu patrimônio cultural, e este é apresentado de forma concreta ou abstrata, é o responsável por fazer a diferenciação entre as diversas culturas existentes no mundo. O poder público junto com a população tem a responsabilidade de zelar pelo seu patrimônio, garantindo a sustentabilidade do mesmo. Este artigo tem como tema a importância do patrimônio cultural para a atividade turística. Por meio de pesquisas bibliográficas, de diversos autores, relacionando turismo cultural, cultura, patrimônio e políticas públicas. Tomando como base a política pública para o desenvolvimento do turismo.
O respectivo artigo tem por intenção analisar bibliograficamente à importância do patrimônio cultural para o turismo, mostrando assim alguns conceitos dentro desse contexto e analisando-os conforme o referencial teórico.
Objetiva-se discutir a relação entre patrimônio cultural e população local e como esta relação reflete na atividade turística aliado à utilização e preservação de bens patrimoniais pelo turismo buscando compreender como se relacionam os patrimônios, que são os elementos que constroem a memória e a identidade local, com a atividade turística. A Política Nacional do Turismo é citada fazendo suas assegurações cabíveis. Esta discussão se faz necessária, tanto no âmbito da cultura quanto do turismo, devido a maior parte dos deslocamentos turísticos serem motivados pelo desejo de conhecer os patrimônios materiais e imateriais do local visitado, e assim poder conhecer uma nova cultura de uma população.
É importante discernirmos até que ponto a cultura local interfere no processo de desenvolvimento, ou seja, qual a significação do cultural para o turismo. Estas questões devem ser ressaltadas ao longo da leitura, pois a interpretação das mesmas mostrará que a cultura pode ser vista como um processo de desenvolvimento local.