O Patinho Feio

Por gleice kelly santos de freitas rocha | 30/11/2015 | Contos

Literatura Infantojuvenil

. Introdução

O presente trabalho nos relata a importância do ato de contar histórias no espaço da educação infantil para a formação do futuro leitor. Acreditamos que esta seja uma atividade necessária e imprescindível no processo de desenvolvimento da criança, pois a contação de histórias auxilia na formação humana, estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento e, por isso, deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas, além de contribuir no processo de aprendizagem e socialização da criança.

  Como recurso pedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade.

  O tema pesquisado foi a historia do patinho feio escrita por Hans Christian Andersen que tem a capacidade de nos tocar profundamente, de despertar em nos o sentimento de amor ao próximo, de solidariedade e de respeito as diferenças.  

  A historia trabalha as diferenças que temos entre todos nós, o respeito que devemos ter uns com os outros independente de cor, raça, tamanho, etc.

Desenvolvimento

Ficha de observação, registro e avaliação de contação de história

Quem contou a história: A professora Rosane

Público alvo do vídeo: Os alunos

Inserir link de acesso ao vídeo: https://youtube.com/watch?v=SsWJ22YBXA

Tempo de vídeo: 00:12:48                                                                   Acesso em: 03/11/2015

Objetivo presumido da história: Mostrar as crianças que somos todos iguais independente da cor e raça e forma interativa, a valorização do negro.

O (a) contador (a) de história apresenta evidencias de que domina a história?

Sim. Demonstrou já ter contado outras vezes a mesma história. Apresentou calma na fala, nos gestos e se caracterizou da personagem principal do livro.

Evidências de que a história cativou o público?

Prestaram atenção em tudo, participaram, e no final souberam explicar a história contando o que haviam entendido.

Ocorreram interrupções na história? Quais? Que ações foram tomadas?

Não. A professora soube contar toda história de forma atrativa, onde todos ficaram entretidos.

Comente sobre o nível de interação das crianças

A professora deu a oportunidade para os alunos falarem, e de uma forma serena cativou a atenção das crianças. Sentou-se junto a elas, mostrando as figuras para que interpretassem o que estavam lendo.

Utilizou recursos auxiliares? Quais?

1. Utilizou apenas o livro da história contada.

Registro do comportamento das crianças

Todos sentados, quietos, atentos a história, interagindo e respondendo o que a professora perguntava a eles

Avaliação geral

Muito bom, a história tinha um objetivo muito importante que era o tema do negro e da diversidade, sendo contada em um ambiente calmo e colorido. Uma profissional muito prestativa que fez a arte do contar história algo educativo e interativo

CONTO

Numa manha de primavera sentada no seu ninho, a Dona pata está a espera que de cada ovo saia um patinho. Cheia de paciência ali estava no seu ninho muito bem instalada. Dona Pata ja sonhava ver a sua linda ninhada.

Numa manha de primavera sentada no seu ninho, a Dona pata está a espera que de cada ovo saia um patinho. Cheia de paciencia ali estava no seu ninho muito bem instalada. Dona Pata ja sonhava ver a sua linda ninhada.

Quando realmente se abriu, Dona Pata, muita aflita nem acreditou no que viu. O filhinho que nascera não era como os outros patinhos. Era grande, escuro e meio depenado e todas as quinta comentou que a mãe pata chocara um ovo enganado.

Mesmo  assim, Dona pata, que era uma pata muito dedicada, levou  para nadar no lago toda a sua ninhada. E todos os seus filhinhos nadaram muito bem. Mergulharam, deram cambalhotas... E o patinho feio nadou como ninguem. Mas os irmãos não gostaram e ficaram cheios de inveja. Disseram-lhe que se fosse embora e o patinho muito triste, disse: Assim seja.

Dona Pata nem reparou no sucedido. Chamou os patinhos um por um. Mas como só sabia contar até cinco, pensou que não faltava nenhum.

O patinho feio caminhou, voou, viveu aventuras, escapou de perigos... Mas o pior e que não encontrava amigos. Andou metade da sua vida a fugir de caçadores e procurou não ser comidas de muitos predadores até que encontrou um caçador bonzinho que notou que ele estava ferido e o ajudou.

O tempo passou. O patinho cresceu... E, certo dia no reflexo das águas serenas do regato descobriu que era um cisne e não um pato. Afinal, não era assim tão feio. De  pescoço esguio e bela plumagem. O cisne ficou muito feliz ao ver pela primeira vez a sua nova imagem

E os outros cisnes se juntaram nas águas serenas do regato, como disseram ao nosso amiguinho "Tu nunca foste um pato". O  patinho feio, olhando para aqueles belos animais, sentiu um desejo profundo de voar pelo mundo e naquele bando, por uma integrante  acabou se apaixonando e constituiu sua família, tendo um filhote.

Enredo

A história do patinho feio feliz é comporta por diversos personagens: dona pata, patinho feio, cinco patinhos, perua, galo da capoeira, caçadores, cisnes, sua esposa e seu filho.

      Tudo acontece na floresta onde um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata. Por ser diferente dos seus irmãos, o pobre é perseguido, ofendido e mal tratado pelas aves que ali circulam.

      Um dia cansado de tanta humilhação atende o pedido de seus irmãos e segue sua jornada sozinho até que ele encontra um caçador que quase o mata, mas o caçador acabou ficando com pena, porque o patinho feio estava ferido e  então ele cuidou do pequenino animal indefeso. Viveram grandes aventuras e o caçador o livrou de  muitos perigos.

      O tempo foi passando e quando chegou a primavera. Ele abre suas asas com sua bela plumagem e vê sua imagem refletindo nas águas serenas do regato. Mais do que depressa se une a um majestoso bando de cisnes, sendo reconhecido e amado pelos mesmos. Inclusive nesse tempo, acabou se apaixonando por uma integrante do bando e constitui sua familia, tendo um filhote.

Tipos de enredo

Enredo

 

Fantasia

 

Bíblico

 

Mitologia

X

Fábulas

 

Fatos

 

Invenção

 

Folclore

X

Aventura

Personagens

X

Animais

 

Animais com características humanas

 

Heróis

 

Brinquedos animados

 

Fadas

   
 

Reis

   
 

Crianças

   

Cenário

 

Castelos

 

Casa

 

Praia

X

Floresta

 

Rua

   
 

Mar

 

Jardim

   
 

Parque

 

Galáxico

   

Estilo

X

Fantasioso

 

Suspense

 

Histórico

 

Romântico

 

Dramático

 

Humor

 

Realista

 

Aventura

   

Idade

 

Até 3 anos

X

4 a 5 anos

 

6 a 7 anos

 

8 a 9 anos

 

10 a 12 anos