O Par Perfeito dos Brasileiríssimos Arroz e Feijão

Por Izaara Alvarenga | 29/10/2008 | Saúde

No prato do brasileiro estes dois alimentos podem ser vistos com freqüência, para não dizer diariamente.

Tanto o arroz quanto o feijão podem apresentar-se de diversas formas e receitas, na nossa mesa de cada dia, mas em associação, completam-se em aminoácidos. O que falta em um é encontrado no outro e vice-versa.

Enquanto o arroz é pobre no aminoácido Lisina, encontrado com abundância no feijão, o aminoácido Metionina, agora pobre no feijão, é abundante no arroz. Por isso, completam-se.

O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. O feijão, por sua vez, é um alimento rico em proteína vegetal, também sendo fonte de ferro, vitaminas do complexo B e demais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. A proporção ideal é de 3 porções de arroz para 1 de feijão.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) realizada pelo IBGE em 2002/2003, houve uma redução de 23% no consumo de arroz e 30% no consumo de feijão, comparando com a mesma pesquisa em 1974/1975.

Este dado pode ser explicado pelo fato de que, quando as pessoas querem emagrecer, elas logo pensam em parar de comer os tão famosos arroz e feijão. Fazem opção pela ingestão, em maior quantidade, de saladas e carnes magras, o que é um grande erro!

Para perder peso de maneira saudável e assim não recuperá-lo mais à frente, não é preciso excluir, mas comer alimentos de boa qualidade e em quantidades corretas. Desta forma, o arroz e o feijão são excelentes fontes naturais de vitaminas, minerais e demais nutrientes de suma importância para uma alimentação saudável e equilibrada.

Desta união também pode-se obter o benefício do equilíbrio glicêmico. Enquanto o arroz quando consumido sozinho pode alterar os níveis de glicose e em conseqüência os de insulina na circulação sanguínea, o feijão tem o poder de interferir de forma positiva neste efeito, mantendo a glicose estabilizada. Isto além de ajudar a evitar o diabetes, proporciona saciedade.

Em estudos atuais realizados pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, mais precisamente na Faculdade de Odontologia, que fica em Piracicaba, cientistas dosaram a retenção de flúor no arroz e no feijão preparados em casa. Observaram que eles seguram excelentes teores do mineral após o cozimento. Segundo o dentista Jaime Cury, líder da pesquisa, um bom prato de arroz e feijão aumenta a concentração da substância na saliva, o que diminui a desmineralização dos dentes e protege contra as cáries.

Como para que uma dupla seja perfeita é preciso existir a tal “química”, faça com que o seu prato diário tenha a química perfeita, encontrada na dupla: arroz e feijão.

Uma semana saudável e cheia de harmonia.


Izaara Alvarenga
Nutricionista