O papel do estagiário no âmbito da construção civil
Por ROMULO DOS SANTOS BRITO | 11/10/2016 | EngenhariaINTRODUÇÃO
O relatório do estágiosupervisionado tem porobjetivoapresentar aFaculdade de Ciências e Tecnologia, a descrição das atividadesdesempenhadaspeloalunodurante o periodo o qua desempenhouseupapel de estagiário no ambiente de trabalho, taiscomolevantamentos, orçamentos, diário de obras, no gurpo ANJ, tendo o relacionamentohumano, comocomplementação da suaformaçãoprofissional no ambiente de trabalho.
Essa experiêciapermite que oalunotenhaoportunidade de conhecer a política da empresa, estabelecercontatos e trânsito entre setores, assimcomorelacionamento com diretores, gerentes e demaisfuncionários.
Emdecorrênciado conhecimentoadquiridoaolongo do estágioampliam-se as possibilidades de contrataçãoapós a conclusão do curso.
No desenvolvimentodesterelatórioabordaremos a obraemsi no qualestálocado, comoestáorganizado o Setor de Produção, a inserção do estagiárionessaestrutura, suasresponsabilidades e possibilidade de se colocarosmétodosaprendidosemsala de aulanaprática.
1.1 DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO
1.1.1 O Estágio
O estagioestasendorealizadonaempresaGRUPO ANJ, com canteirolocadono bairro deSão Rafael, onde a empresaGRUPO ANJ estaresponsável pela confecção de conteção de umaárea do prédiocomercial.
O prédiocomercial tem10pavimentos, sendo o térreodestinado a garagem e depósito. Na fundaçãofoiutilizadasapatasisoladas.
1.2 EstruturadaEmpresa
AEmpresaGRUPO ANJ tem o setor de produçãosubdivididoem:
- Gerência de Produção
- Setor de Armação de ferragem
- Setor de Carpintaria
- Almoxarifado
- Segurança do Trabalho
- GERÊNCIA DE PRODUÇÃO
Este setorestáconstituídopor 01 engenheiroresponsável pela empresa e execução das obras, 01 assistente, 01 mestre-de-obras e 01 estagiário.
Tem comoobjetivogerenciar e acompanhar a corretaexecução dos projetosbemcomodespesasoriundas do canteiro de obras, além de manter a necessidade de materiais e equipamentos.
- SETOR DE ARMAÇÃO
Responsávelpeloarmazenamento e produçãodas ferragens a seremutilizadasnaobra. É compostopor 01 cabo de turma e 03 armadores, estesetorpossui 01bancada para corte e dobra.
- SETOR DE CARPINTARIA
Estesetor é responsávelporproduzir asformas e escorasnecessárias para a execução dos elementosestruturais, além das demaispeças de madeirautilizadasnaárea, comoescadas, andaimes, etc.É compostopor 04 carpinteiros e 01 servente. Possui 01 bancada de serra e 02 mesas para confecção dos painéis.
- SETOR DE CONCRETAGEM E LEVANTE DE ALVENARIA
Setorresponsável pela elaboração de todoconcretoutilizadonaobra, bemcomoargamassas e serviços de alvenaria, reboco e impermeabilização. É compostopor 01 encarregado (pedreiro), 01 pedreiro e 03 serventes
- ALMOXARIFADO
Setorresponsávelporarmazenar de maneiracorreta e segura as ferramentas, materiais e equipamentos, além de fiscalizar a entrega e recebimento de ferramentaspor parte dos colaboradores, assimcomotodo material que é entreguenaobra
- SEGURANÇA
Compostopor 01 técnico de segurançaresponsávelporfiscalizaroscolaboradoresquanto à utilização dos equipamentos de segurançanaobra.
1.3 INSERÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA ESTRUTURA DA GERÊNCIA DE PRODUÇÃO
1.3.1 ACOMPANHAMENTO DA OBRA
No canteiro de obrafoidesenvolvidoatividadesaoqualeramcontroladaspormeio de anotaçõesdiária e registrofotográfico, para compor o diário de obra. O objetivo de dessesregistro era acompanhar o prazo do serviço, aliado a qualidade e satisfação do cliente.
PorExemplo: antes da execução de concretagem das estruturas, era conferido o prumo das formas, visando se obterelementosadequada e evitarpossíveisatrasos e perda de materiais.Aalvenaria era verificadodesde o prumo e esquadro, atéa espessura da argamassa e aspecto visual.
1.3.2 ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS
Diariamente era solicitadopeloengenheiroresposável o diário de obras que tinhacomo principal funçãocomprovar as atividadesdesenvolvidas e seusprazosdurante as etapas da obra.
1.3.3 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS
Houve a possibilidade de estudarum projeto real e suaaplicaçãoem campo, podendovisuzalizar a importância do projetodentro do canteiro, propiciando a chance de aprender as simbologias e observações de um projeto, bemcomosuasadequações a realidade.
1.3.4 CONFECÇÃO E COLOCAÇÃO DE FORMAS E FERRAGENS
Estaatividade é de fundamental importância no processo de umaobra, é o momentoem que oscarpinteiros e armadoresexecutam a instalações das ferragens e formas das estruturasé umaetapaimportante, poiserrosnestafaseirãocomprometer as etapasfuturas e atémesmo a estabilidade da estrutura, devidoinconformidadesnageometria dos elementos, falta de prumo entre outros.
1.3.5 CONCRETAGENS
A concretagemé a fase do processo o qual as formassãopreenchidas com cocreto, visando transformer a peçaemconcretoarmado, houve a portunidade de acompanhartodas as atividadesenvolvidas no processo,entreelas, a conferência da ferragem e painéis, existência de vibradores, limpeza daspeças a serconcretada, e finalmente o lançamento do concretoatentando para retirada de corpos de prova para rompimentofuturo e confirmação de suaresistência.
-
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O período de experiênciaofereceaoestagiário a oportunidade dedesenvolvernaprática o que teveaprendeuemsala de aula, Orelaciomento com profissionaisda área de engenharia civil e a própriaconvivência, facilitam a inserção do estagiário no mercado de trabalho, pois a empresajá tem o conhecimento do perfil do futuroprofissional.
O estágiopermitiuverificarque existedifereças entre ateoria e a prática. Podemoscitarcomoexemplo adiferençasem queosobtemsresultadosmenosprevisíveis, devidoaosimprevistos, como: chuvas, equipamentos que quebram,funcionários que faltam,oumateriais que sãoentreguesatrasados.
Além do conhecimentotécnico, o estágiopropiciaaotreinandoumasérie de outrasexperiências, comointeração com diferentes classes sociais, liderança de grupo, e a própriagestão e administração da obra.
[...]