O mundo imaginário dos textos
Por MONALISA LISBOA | 14/03/2010 | Educação
Os textos interativos são mais uma técnica lúdico-pedagógica para se trabalhar em sala de aula conteúdos de forma dinâmica. Esses textos levam informações de maneira lúdica sem deixar de ser verdadeiras. Os alunos podem interagir com o texto, pois os mesmos foram feitos exclusivamente para atrair a atenção dos seus leitores, que neste caso são alunos do ensino fundamental.
Deve-se levar em conta que o texto sozinho nem sempre desperta a curiosidade dos seus leitores, o professor também deve estimular a leitura desses textos. Mas sempre lembrando que para a leitura de qualquer texto precisa-se lembrar de alguns cuidados para que o mesmo torne-se agradável e se constitua num momento rico e gratificante. São eles:
· Criar um ambiente propício com o grupo de alunos para ouvir o texto;
· Conhecer o texto;
· Ler antes de contá-lo para os alunos;
· Gostar do texto a ser lido, pois um bom contador acredita na sua história e se envolve nela. Se o professor não estiver interessado, dificilmente conseguirá interessar o público alvo;
· Manter o entusiasmo ainda que seja uma leitura repetitiva;
· Motivar os ouvintes motivando-os com uma conversa introdutória;
· Prender a atenção dos alunos usando um tom de voz agradável;
· Sussurrar quando o personagem fala baixinho ou está pensando em algo importante;
· Levantar a voz quando uma algazarra está acontecendo, mas nada exageradamente;
· Diferenciar a voz dos personagens, utilizar humoradamente os sons, as onomatopeias, os ruídos e os espantos imitando os personagens e os acontecimentos para enriquecer a narração.
· Criar suspense com a voz;
· Estimular comentários, fazendo perguntas diretas para os alunos, verificando se o caráter apresentado foi o que pretendia ser alcançado com o texto, havendo dessa forma uma compreensão textual.
Utilizando essas estratégias de leitura o aluno lembrará facilmente do texto que foi ouvido, podendo recontá-lo do seu jeito. Aqui estão alguns desses textos interativos: