O Milagre Da Viagem Do Som - O Walkman

Por Roberto Sedycias | 04/04/2008 | Tecnologia

Um dos produtos mais originais no mundo musical é o Walkman da Sony. O Walkman foi lançado em 1979 no Japão. Ele também veio a ser denominado de Soundabout, Freestyle e Stowaway. O Walkman foi uma criação de Nobutoshi Kihara da Sony.

O vice-presidente da Sony, Morita era muito afeiçoado das óperas e queria ouvir este tipo de música enquanto fazia suas freqüentes viagens internacionais. A Sony ainda usa a marca do Walkman para seus dispositivos de áudio portáteis. O formulário no plural do Walkman não é walkmen ou walkmans, mas estéreos pessoais do Walkman. Em Março de 2007 a Sony lançou seu primeiro Walkman vídeo digital - NW-A800.

O primeiro Walkman azul-prata estava disponível para venda no Japão em 1 de Julho de 1979. Ele permite que duas pessoas escutem o mesmo aparelho simultaneamente. Logo vieram os modelos em que se podia fazer gravação. Em 1984 o Walkman profissional WM-D6C da melhor qualidade fez sua estréia com uma magnífica qualidade de áudio. Ele tornou-se popular entre os jornalistas e os aficionados de hi-fi. É notável que, considerando a natureza sempre em mudança dos produtos de eletrônica, este modelo permanece o mesmo e continua na liderança sobre os outros.

A competição acirrada veio da Toshiba com o seu Walky, CasseteBoy da Aiwa e Panasonic. Mas a Sony prosseguiu em seu ritmo e criou somente o playback - único de seu tipo em 1989. Transformou-se em um artigo sagrado de colecionador e dos admiradores do Walkman.

A companhia usou métodos originais para publicar a introdução do dispositivo. Pessoas usando o Walkman eram vistas pedalando suas bicicletas ou usando o roller-skating ao ar livre e isto teve um impacto positivo no comparecimento dos jornalistas. Na chegada foi entregue a cada um dos jornalistas um Walkman para ouvirem instruções em estéreo. Um jovem casal ouvia um Walkman enquanto pedalavam suas bicicletas ao terminar a apresentação. Todos os envolvidos no evento programaram usar camisetas ostentando o Walkman.

Os jornalistas tiveram a experiência de poder ouvir a música de sua escolha quando e onde desejassem. Para os espectadores ocasionais era um evento de confusão sem nenhum anúncio público. Para promover ainda mais o produto entre as pessoas, os membros da equipe de publicidade entraram em ônibus e trens durante os horários mais movimentados ostentando um Walkman. A Sony fez um esforço calculado para negar as impressões negativas dos fones de ouvido.

As celebridades foram presenteadas com aparelhos e manuais explicativos do equipamento. Com um mês de lançamento, apenas 3.000 unidades haviam sido vendidas, mas depois disso as vendas aumentaram e a Sony teve de se esforçar para manter o ritmo da demanda. Inicialmente apenas as pessoas a partir dos 20 anos mostravam interesse pelo equipamento, mas logo em seguida, os aficionados aumentaram em número incluindo uma grande parte da sociedade.

Durante os anos 70, o mercado do som estéreo havia se tornado popular e o rádio transistor portátil teve um grande crescimento. As caixas de som que eram sistemas de som estéreo de uma só peça alimentada por bateria, produziam ondas com o som que vinha de dois ou mais caixas de som. Assim, a pessoa podia ouvir a música sem ter que estar confinado em um só lugar.

O micro e o mini cassete players que cabiam em um bolso tornaram-se os favoritos. Este era o cenário quando o Walkman da Sony apareceu como um estrondo. A idéia básica era colocar um rádio dentro de um chassi de áudio cassete e manipulá-lo para emitir o áudio do cassette home player. Logo, um mercado secundário desenvolvido em volta do Walkman surgiu - fones de ouvido e outros acessórios como a necessidade de instalar em casa caixas de som sobre a mesa. Sacolas especiais para viagem entraram na moda com caixas de som dentro delas. As vestes da moda tinham caixas de som nos ombros.

A era do Walkman chegou ao fim em 1986 quando a Sony introduziu o Discman na era digital. Hoje há gravadores pessoais de fita cassete em som estéreo que são descartáveis e vendidos a um preço de $20 que carregam pouca semelhança dos seus antepassados.

Este artigo também pode acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/mp3-player.php