O Marketing para Causas Sociais de dentro para fora
Por Carlos Antonio Furtado Dutra | 01/08/2010 | AdmO presente artigo visa elaborar um comentário a respeito de Marketing Social, elaborado "de dentro para fora" por uma instituição social. Para tanto, faz-se uso do conceito de Marketing Social (ou Marketing para Causas Sociais), o qual consiste em uma ferramenta complementar estratégica que, em linhas gerais proporcionando, junto à entidade social, a elaboração de estratégias de marketing aos objetivos sociais da organização.
O Marketing Social ou Marketing para Causas Sociais, como costuma também ser denominado em outros países, diz respeito ao esforço mercadológico no sentido de associar uma marca ou instituição a uma causa social, que pode ser o desenvolvimento de campanhas (para prevenção da saúde e o estímulo à leitura, por exemplo) doações para entidades assistenciais, parcerias com entidades filantrópicas, desenvolvimento de trabalho junto a comunidades carentes etc.
Quando uma instituição filantrópica realiza trabalhos de importante credibilidade e que se sustente por si mesma, esta aparece como uma marca forte, podendo ela mesma realizar o seu Marketing para Causas Sociais.
Isso é revelado pelos profissionais de marketing na tentativa de buscar, de construir uma potencialidade para a instituição para completar a sua apresentação ao público. As instituições filantrópicas tiveram que adotar essa postura para que realmente suas causas e trabalhos sociais estejam na mente do púbico.
Uma entidade pode fazer de sua causa a sua forma de sustentação econômica, por exemplo, uma entidade que realiza causas de proteção a crianças e adolescentes, e que produz trabalhos que visam à profissionalização e atendimento de crianças e adolescentes, pode destinar seus resultados a divulgação, com o fim de manter-se esta causa e de geração de renda para as famílias das crianças e dos adolescentes, através de oficinas profissionalizantes. A entidade, na verdade, procura comunicar sua ética ou ideologia através do Marketing para Causas Sociais, pois, o Marketing Social realmente legítimo não é aquele que se pratica unicamente com o dinheiro, mas com a consciência e o coração.
REFERENCIAS
KOTLER, P. Marketing Social. Marketing para organizações que não visam lucro. São Paulo: Atlas, 1998.
LUZZI, Alexandre. Plano de Marketing para micro e pequenas empresas. São Paulo: Atlas, 2001. 2º ed.
PRINGLE, Hamish e THOMPSON, Marjorie. Marketing Social: Marketing para Causas Sociais e a Construção das Marcas. São Paulo: Makron Books, 2000.
ROCHA, Júlio César (org.). Marketing Social. Fortaleza: Ponta, 2001.