O LÚDICO PRESENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por Elisangela Cristina Fabiano da Silva | 21/12/2016 | Educação

INTRODUÇAO

O presente artigo tem como relevância, a impo rtância das atividades lúdicas em todo o processo de desenvolvimento da criança, respeitando as etapas de seu desenvolvime nto, para que as atividades lúdicas e jogos desempenhem não apenas o prazer da criança em brincar, mas que possa desenvolver outras habilidades que são essenciais para o seu desenvolvimento cognitivo, motor, e afetivo.
Assim, as atividades lúdicas são p rimordiais em todo este processo, visto que, brincar é a essência da criança e através da brincadeira ela constrói e reconstrói sua personalidade e seu mundo. Portanto, o brinquedo é uma atividade que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo da s regras.
O ato de brincar contempla o mundo mágico infantil, pois é uma das principais formas de descobertas e vivências da criança, partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades, onde ela possa explorar seu ambiente através de suas bri ncadeiras de uma maneira saudável e produtiva, e assim contribuindo para suas primeiras experiências culturais.
O lúdico é uma das muitas atividades que vem tendo u m avanço significativo e sendo adotados pelas instituições educacionais.
O brincar já vem sen do observado por muitos pesquisadores, pois beneficia a criança
.
Compreender o pensamento e a linguagem do outro permite também lidar com as emoções constrói sua individualidade sua marca pessoal e sua personalidade.
Desta forma as escolas tem buscado faci litar a aprendizagem utilizando
se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer nos momentos de aprendizagem.
Com a utilização desses recursos o professor poderá utilizar
se de diferentes meios , como por exemplo, de jogos e brin cadeiras em atividades de todas as matérias de forma divertida e com finalidade pedagógica.
O presente artigo foi elaborado com fon tes em livros, revistas com o intuito de mostrar que a ludicidade é uma forma de obter resultados no processo de aprendizagem , e também apresentar suas diferentes formas técnicas e meios para desenvolver atividades que visem autonomia , o desprendimento e a descontração

Artigo completo: