O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA UM MELHOR APRENDIZADO EM QUIMICA E BIOLOGIA

Por Lêda Matias de Queiroz Uchôa Silva | 24/02/2018 | Educação

RESUMO

A finalidade desse estudo é discutir a importância do lúdico como estratégia para um melhor aprendizado em biologia e química. Estratégia que se faz necessária para que as aulas se tornem mais prazerosas e de fácil compreensão. Através da realização de  pesquisa bibliográfica por meio de artigos científicos extraídos da internet, foi feito uma investigação para compreender como as atividades lúdicas envolvem os alunos motivando-os nas aulas e facilitando a aprendizagem. Os resultados mostraram que o lúdico usado como estratégia para um melhor aprendizado em biologia e química torna-se eficaz, como também contribui para uma melhor socialização do aluno através da interação que os jogos proporcionam, principalmente  quando são confeccionados por eles. Conclui-se que o lúdico não é mais visto apenas como diversão e sim como facilitador da aprendizagem.

Palavras-Chave: Lúdico. Estratégia. Aprendizado. Biologia e Química.

Introdução

O uso do lúdico como estratégia para o ensino de Biologia e Química  tem se mostrado de grande importância, pois melhora de forma significativa  a aprendizagem do aluno.  

Esse trabalho tem como objetivo abrir uma discussão sobre o uso do lúdico como forma de despertar o interesse do aluno e melhorar a aprendizagem de forma prazerosa.

Levando em consideração o desinteresse dos alunos para com as disciplinas de Biologia e Química fez-se necessário uma investigação sobre a eficácia do uso do lúdico na melhoria da aprendizagem. Esse assunto despertou-me  interesse por ser de muita valia que se tenha o conhecimento e domínio do uso  do lúdico como estratégias de ensino para que se obtenha resultados positivos no desempenho dos alunos nas atividades escolares.

Pode-se definir lúdico como jogo, brincadeira, divertimento e prazer. É através de brincadeiras que a criança  aprende e aprimora os  conhecimentos de forma significativa e começa a se descobrir através da interação com outras crianças. Utilizando jogos didáticos o professor consegue atrair a atenção dos alunos fazendo com que todos possam participar de forma interativa da aula deixando um pouco de lado a forma tradicional de ensino.

Através de pesquisas bibliográficas por meio da internet foi possível obter várias informações a respeito da estratégia do uso do lúdico no ensino de Biologia e Química.

Para Garcez (2014) “O jogo pode ser definido como qualquer atividade lúdica que tenha regras claras, explícitas, estabelecidas na sociedade de uso comum, e tradicionalmente aceita, seja de competição ou cooperação”. O que caracteriza o jogo são as regras as quais devem ser respeitadas para que a competição seja realizada de forma correta. É através dos jogos que o aluno aprende a melhorar sua capacidade de raciocínio e interação.

“Educar ludicamente desenvolve as funções cognitivas e sociais, interioriza conhecimentos, mobiliza as relações funcionais, permite a interação com seus semelhantes, contribui para a melhoria do ensino, qualificação e formação crítica do educando” (BARRETO 2008). Através do lúdico o professor cria momentos de descontração com os alunos, gera  a capacidade de criar seus próprios conceitos e ajuda a elevar sua autoestima.

Por ser uma forma prazerosa  de passar conhecimentos para o aluno o lúdico é reconhecido como um  acelerador da aprendizagem além de melhorar a capacidade cognitiva.       

Artigo completo: