O JOVEM, A INTERNET E A ESCOLA
Por APARECIDA BRAGA | 22/10/2009 | TecnologiaAPARECIDA BRAGA
A sociedade moderna passa por um processo contínuo de mudanças. Mudanças essas em sua grande parte relacionadas ao mundo tecnológico. A produção do conhecimento e o aprimoramento dos mecanismos tecnológicos de transmissão impulsionam a cada dia à cultura globalizada. Não existe mais saber cultural estático, imutável ou que será repassado apenas para uma parcela da sociedade.
Diante dessa nova realidade todos os setores são influenciados. Desde os setores da indústria, do comércio, do agronegócio, da cultura e entretenimento e dos grupos sociais. Há uma nova forma de se olhar o comportamento humano, há uma nova forma de se comunicar, há uma nova forma de se adquirir informação e conhecimento, velhos paradigmas estão sendo modificados.
Não se pode neste contexto de grandes transformações ignorarmos algumas instituições e seu papel na sociedade, pois essa avalanche de modificações também influenciaram e influenciarão o modo como essa instituições desempenham suas funções.Dentre as instituições damos ênfase a Escola que durante séculos e séculos era o local certo para se adquirir conhecimento e informações. Hoje com o avanço trazido pelo mundo virtual somos sabedores que a Escola, na atualidade, é um dos locais onde se tem acesso a cultura e o lazer, mas seu papel também já vem sendo ocupado por outros mecanismos tais como a internet e os ambientes virtuais de aprendizagem que já estão se tornando comuns na sociedade acadêmica. Ignorar essa realidade não da mais, então, cabe aos educadores enxergarem a internet como mais um material pedagógico que veio para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. E, como todo material de cunho pedagógico requer, por parte dos educadores, um melhor aperfeiçoamento para lidarem com os mecanismos disponíveis na rede mundial de computadores.
"Não é de hoje que livros, cadernos, giz e quadro-negro deixaram de ser as últimas novidades tecnológicas na sala de aula. Computador, internet e uma enorme variedade de recursos digitais não são mais ficção científica e impuseram sua presença na escola; porém, muitos professores resistem a aderir às inovações e várias instituições não tem condições financeiras para materializá-los no cotidiano escolar."[1]
Um dos grupos sociais que recebe influência da internet, com certeza, são os jovens que vêem neste novo espaço um local de busca de informações de forma rápida e cômoda. O uso da internet pelos jovens mudou conceitos e criou outros e o processo de mutação continua. Orkut, fotologs entre outros são os canais de comunicação entre os jovens. Para o jovem existe uma estreita separação entre o mundo real e o mundo virtual.
O impacto da internet nos jovens vem sendo analisado pelas universidades, pelos sociólogos, antropólogos e demais instituições organizadas. A internet serve como espaço de lazer de entretenimento? De estudo? De busca de informação? De conhecimento sistematizado? Enfim funciona com um portal que dá acesso ao mundo seja ele digitalizado seja ele o mundo real? A internet produz o mesmo impacto nos jovens de diferentes camadas sociais? E o acesso ele é democratizado a todos os jovens.
São questionamentos que vêem sendo pesquisados e analisados pelos estudiosos. Uma pesquisa realizada nos países europeus com jovens de 12 a 18 anos trouxe algumas revelações pertinentes sobre o tema.
"A pesquisa foi realizada na Bélgica, França, Espanha, Itália, Portugal, Suíça e no Québec, com uma amostra de 3326 adolescentes, por centros de pesquisa ligados a Universidades ou ao Ministério de Educação.[2]"
A pesquisa citada procurou enfocar o papel da internet na vida dos jovens abordando três dimensões a saber:
"as representações (a imagem que o jovemfaz da Internet), a utilização, ou seja, as condições reais de uso num dado período, e as apropriações, o que consiste, a saber, o grau e o tipo de integração da Internet nos hábitos de vida e nas práticas cotidianas do
jovem e sua família e grupo de pares."[3]
De acordo com essa pesquisa a internet não causa um impacto diferente do que foi causado pelo uso da TV nos jovens dos anos 60. Convém ressaltar que os jovens da pesquisa já nasceram em um período que o computador, para a realidade econômica das famílias daqueles países, é uma tecnologia que faz parte do cotidiano das mesmas, portanto, para eles, o acesso ao mundo digital se deu de forma natural.
Pesquisas realizadas em países da América Latina apontam que também aqui os jovens têm acesso a rede mundial de informações, mas que a predominância é o seu uso como meio de lazer e não como instrumento de aprendizagem.
"Computador, celular, videogame e TV ainda são
pouco usados com função educativa no Brasil e na América Latina. É o que
mostrou a pesquisa A Geração Interativa na Ibero-América: Crianças e
Adolescentes diante das Telas, realizada pelo programa EducaRede, da Fundação
Telefônica. Computador, celular, videogame e TV, hoje, significam diversão.
Para as crianças e adolescentes, essa tecnologia toda é lazer. Não estamos
sabendo explorar as possibilidades dessas ferramentas na Educação das crianças
porque somos forasteiros digitais, afirma Maria do Carmo Brant de Carvalho,
coordenadora-geral do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação,
Cultura e Ação Comunitária). [4]
Diante do exposto podemos concluir que o uso da internet é algo que chegou e que se solidificou na Sociedade Moderna. Seu uso, os benefícios ou malefícios que pode trazer só o tempo dirá. No entanto, nós educadores temos que ter a consciência que devemos preparar nossos alunos para utilizar mais esse mecanismo tecnológico com ética e em benefício da sociedade organizada.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JUVENTUDE E INTERNET: UM ESTUDO SOBRE AS MODIFICAÇÕES CAUSADAS PELA INTERNET NO COMPORTAMENTO DOS JOVENS. http://www.uniceub.br/Pdf/4%C2%B0%20PIC%202005-20UniCEUB/Ciencias%20Humanas/Marta%20Borges%20Arantes%20-%20curso%20de%20Comunicacao%20Social.pdf[1]
ROJAS, Adriane Kiperman. Conectados, mas nem tanto. Pátio Revista Pedagógica .Carta ao Leitor. Ed. Artmed. Ano XI n. 44. nov.2007/janeiro 2008. pag. 05.
BELLONI, Maria Luiza.Os Jovens e a Internet: Pesquisa internacional em países ricos.http://www.comunic.ufsc.br/relatos_pesquisa/jovensinternetpesquisainternacional.pdf. capturado em 22/07/2009, às 21h.
Ciência hoje on line http://cienciahoje.uol.com.br/97154. capturado em 22/02/2009.
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/geracao-interativa-427328.shtml . por Patrícia Cerqueira. Geração interativa. Capturado em 23/07/2009.
[1] ROJAS, Adriane Kiperman. Conectados, mas nem tanto. Carta ao Leitor. Ed. Artmed. Ano XI n. 44. nov.2007/janeiro 2008. pag. 05.
[2] BELLONI, Maria Luiza.Os Jovens e a Internet: Pesquisa internacional em países ricos.http://www.comunic.ufsc.br/relatos_pesquisa/jovensinternetpesquisainternacional.pdf. capturado em 22/07/2009, às 21h.
[3]Idem.
[4] http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/geracao-interativa-427328.shtml . por Patrícia Cerqueira. Geração interativa. Capturado em 23/07/2009.