O Jesus milagreiro - capítulo dez
Por Geraldo Gerraro Goulart | 06/02/2012 | ReligiãoIGREJAS, TEMPLOS, CATEDRAIS
Fico feliz ao ver o crescimento de algumas Igrejas o que me amedronta é o fato de perceber que algumas estão se transformando em verdadeiras “empresas da palavra divina”, me impressiona ver a suntuosidade de muitas delas e que por esse motivo acaba por inibir a freqüência de pessoas de classes mais pobres em suas liturgias trazendo uma seleção natural de seus freqüentadores.
O que fazer então? Deixar de construir templos para abrigar o povo? Com certeza que não, mas é certo também que quanto maior for o templo, quanto mais rica for uma Igreja, também será maior a sua responsabilidade em difundir e praticar o amor de cristo dentro e fora de seus alpendres. Precisará sempre expressar em doses maiores, o amor de Deus no coração de seus membros, para que não se tornem frios e distantes e transformem a Igreja apenas em um amontoado de tijolos sem a vida do Espírito Santo.
À medida que uma Igreja cresce em número de membros, precisa ter o templo reformado, aumentando assim o seu tamanho ou construindo um novo prédio, isso é normal. Mas quando uma Igreja começa a gastar maior parte de sua renda para construir prédios, mas as pessoas que compõe o seu quadro de membros são pessoas frias e fracas espiritualmente, algo de muito grave pode estar está acontecendo com esta Igreja.
Jesus disse que onde estiverem dois ou três, reunidos no seu Nome, ali Ele estaria presente. A Igreja não é o prédio, a Igreja somos nós, a bíblia diz que o crente no Senhor Jesus é o templo do Espírito Santo.
Se dois ou três reunirem-se no Nome de Jesus, Jesus estará presente não interessa em qual lugar estes crentes estejam, podem estar numa Igreja com vitrais lindíssimos ou numa choupana. Podem estar até mesmo numa casa de barro, não importa. Deus estará presente desde que as pessoas reunidas ali estejam reunidas no Nome dele com o coração contrito e em Espírito e em Verdade.
Belas Igrejas, ás vezes, só acalentam a vaidade humana, belos templos, ás vezes, apenas massageiam o Ego de poder religioso de seus membros e líderes. Para Deus não faz diferença nenhuma operar em um templo rico ou em um templo pobre, o que Deus precisa encontrar nestes locais são pessoas que estejam deliberadamente à sua disposição. O que Deus precisa encontrar nestes locais são adoradores prostrados ante á sua Santidade.
Muito crente se engana ao pensar que Deus se preocupa com fachadas de Igrejas, Deus se preocupa é com o coração do crente que é o verdadeiro templo dele e de onde procedem as fontes da vida. O fato de o homem construir coisas belas, grandiosas e esmeradas, na maioria das vezes, está relacionado com a necessidade humana de realização, com a necessidade de superação de si mesmo ou de outros homens.
Quando o homem faz algo belo isto está relacionado, de certa maneira, com a sua vaidade interior. Agora, quando Deus faz algo grandioso e belo não tem nada a ver com vaidade ou necessidade de provar superioridade ou capacidade a outros. Quando Deus faz coisas belas e grandiosas, Ele diferentemente do homem está demonstrando a sua perfeição, porque Deus é perfeito.
Pense nisso, e que Deus lhe Abençoe ricamente, grandemente e poderosamente em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Amém.
Geraldo Goulart