O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO MARKETING EMPRESARIAL

Por luana raquel schreiner | 13/10/2016 | Adm

O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO MARKETING EMPRESARIAL

Jane Vanessa Rontani[1]

Luana Raquel Schreiner[2]

Vanessa Richer Ribeiro[3]

Lauri Aloisio Heckler[4]

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade auxiliar e contribuir para o cenário   empresarial, por meios tecnológicos, envolvendo as diversas redes sociais, identificando quais são as redes mais utilizadas pelas empresas, a busca por relacionamentos, e se são aproveitadas de forma correta. Atualmente as organizações estão empregando essa ferramenta para fidelizar seus clientes e com isso acaba se oferecendo algumas vantagens, como agilidade no atendimento, e fixação da marca, o que faz com que os relacionamentos das organizações com os clientes acabam ficando mais duradouros. Mas por outro lado podem aparecer algumas desvantagens pelo uso inadequado dessa ferramenta, e a empresa pode se prejudicar até mesmo pelo uso excessivo desses instrumentos. Desta forma, tem como objetivo proporcionar melhor o conhecimento das redes sociais e do marketing nas empresas, obtendo assim, mais informações para se criar o planejamento estratégico, desenvolvendo pontos positivos e pontos negativos, no uso das ferramentas ligadas às redes sociais, para desenvolver o marketing.

Palavras-chaves: redes sociais – marketing – planejamento estratégico.

 

INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico, o cenário empresarial e a humanidade, passaram a obter e a oferecer informações mais avançadas. Todas essas tecnologias adquiridas passaram a ser usadas nas empresas em forma de marketing, a fim de adquirir resultados positivos para a organização.

Sabendo que as pessoas, em especial, os clientes, utilizavam as redes sociais, as empresas passaram a empregar como planejamento estratégico. Criando assim redes virtuais, e fontes de relacionamentos, obtendo vínculos de fidelização com o público – alvo.

Muitas vezes, utilizada de forma equivocada, passa a prejudicar a empresa, causando danos à imagem da organização. Mas, por outro lado, as redes sociais, agregada de maneira correta, passa a disponibilizar vantagens excelentes a organização, bem como, a fixação da marca, relacionamentos duradouros, praticidade, agilidade e fidelização com seu público-alvo.

Abordaremos diversos pontos, em que as empresas passam a utilizar as redes sócias como ferramenta de marketing, tendo assim, como objetivo proporcionar mais informação sobre o uso dessas redes, para que assim, a empresa possa criar vínculos de relacionamentos, a fim de se obter maior interação e fidelização com seu cliente. Por fim, as ferramentas utilizadas são diversas, mas muitas vezes usadas de maneiras dês-profissionalizantes.  Portanto, o artigo tem por finalidade, mostrar o uso das redes sociais, mais utilizadas nas empresas, visualizando as vantagens e desvantagens dessas ferramentas, e qual a melhor maneira de realizar o marketing empresarial via internet.

 

1 O CENARIO DAS REDES SOCIAIS NAS EMPRESAS

           

Atualmente, estamos vivenciando o avanço tecnológico, onde as pessoas estão conectadas em tempo integral com a internet. Dessa forma, as empresas, a fim de interagir com os clientes, buscam se relacionar por meios de facebook, twitter, orkut, sites, Hotmail, entre outros, criando assim a própria imagem empresarial, ou seja, o próprio marketing.

Além de criar afinidade entre empresa e cliente, se torna um meio também eficaz com as redes sociais, passando assim a organização a ter relação com o seu meio exterior, proporcionando interação com o público alvo.

Segundo Aguiar e Marques, “as mídias sociais apresentam-se como um terreno fértil na qual todos falam para todos, é uma região sem fronteiras, na qual todos policiam todos, e, por isso mesmo, o risco de nós perdermos ou de cometermos erros é maior. Nelas, as empresas não devem se preocupar em buscar simplesmente audiência, ou apenas incremento no número de seguidores. O objetivo maior é conseguir uma interação positiva com o público externo, uma boa repercussão de seu nome e um bom número de menções positivas”. (AGUIAR; MARQUES, 2011, p.23).

Porém a empresa deve saber quem ela é, o que quer o que fazer e o que buscar nas redes sociais. Deve estar ciente que haverá concorrência constante. A autora Limeira, cita que “quando a informação torna-se digital e em rede, as tradicionais barreiras à entrada de novos concorrentes são eliminadas e nem uma indústria está protegida. A concorrência pode surgir de qualquer parte”. (LIMEIRA, 2010, p.33).

Desta forma a organização passa a conquistar a confiança do cliente e passa a fixar sua marca no mercado.

Marcas são importantes fatores de diferenciação. Os consumidores, ao comprarem os produtos, associam á marca uma serie de atributos, com base em informações ou experiência anteriormente adquiridas. Além deste objetivo de identificação, as marcas servem para proteção dos fabricantes ou dos distribuidores. Com elas é possível criar lealdade se a qualidade associada á marca for aceitável. Determinação de uma marca é a prática de identificar um produto ou linha de produto por algum nome especifico. (LAS CASAS, 2009, p.192)

           

Porém o excesso do uso das redes sociais, adotados pelas pessoas, torna-se uma questão de reflexão para as organizações, ou uma ferramenta de estratégia empresarial. Em que a empresa, tem que buscar se relacionar com os usuários, instituindo fidelização com seu público e melhorando seu planejamento.

2 CONCEITO E TIPOS DE REDES SOCIAIS

 

O conceito de redes sociais é bem amplo, segundo os autores Aguiar e Marques, “uma rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações, agregadas por um ou mais tipos de relações, que possuem uma identidade em comum e que partilham valores, interesses e objetivos. Ou seja, é uma estrutura social de caráter não permanente, cujo alto grau de maleabilidade é ditado pela movimentação de seus membros, afirma”. (AGUIAR E MARQUES, 2011, p.17)

Centenas de pessoas passam parte do seu tempo conectado, bem como surge vários empreendimentos. Assim, algumas empresas utilizam as redes como um site especifico. A autora Gabriel fala que “cada site de redes sociais tem funcionalidade e características especificas, entender essas funcionalidades e o perfil dos usuários que os frequentam é essencial para planejar”. Porém, esse site se torna conhecido no mundo todo”. (GABRIEL, 2010; p. 203).

Os tipos de redes sociais são enormes, seus principais sites são, hotmail, facebook, badoo, twiter, skype, youtube, entre outros. Essas redes podem ser ferramentas essenciais para a empresa, pois são algumas delas que realizam o marketing empresarial. Segundo o autor TORRES, “grupos virtuais são grupos que trabalham de forma diferente e mais eficiente, eles se ligam por meios eletrônicos para resolver um problema. A tecnologia dará cada vez mais ênfase ao trabalho em grupo, mesmo que distante, grandes grupos com estruturas pouco dinâmicas estão sendo substituídos por pequenos, interligados, com grande eficiência de trabalho, em que as transferências de experiência são rápidas”. (TORRES, 1995, p. 64).

Assim, a organização com a utilização das redes sociais, a interação de todos os setores da empresa, passa a ter um feedback eficiente, em que se torna um meio de compartilhar uma informação para todos, sem passar de boca a boca, ocorrendo o uso de recebimento da informação inadequado.

[...]

Artigo completo: