O HOMEM INTEGRAL E SUAS RELAÇÕES

Por Fernando Rosemberg Patrocínio | 08/04/2016 | Filosofia

Sabe-se que o Espírito, em se despertando de fases inferiores para então atuar no campo das humanidades, constitui-se, basicamente, do que se pode denominar: Tríade de Potências Mentais, sendo elas: Pensamento Contínuo, Sentimento e Vontade; vindo a surgir, e a desenvolver-se no tempo evolutivo, suas demais Potências, tais como as da Razão, do Livre Arbítrio, de mais dilatada Consciência, e outras que vão se despontando para o nosso pleno desenvolvimento espiritual.

Tentarei, no presente Capítulo, algo descrever da vastidão de nossas relações mentais, e iniciarei com alguns apontamentos ministrados por Allan Kardec, referindo que:

“As Almas ou Espíritos dos que aqui viveram constituem o Mundo Invisível que povoa o espaço e no meio do qual vivemos. Daí resulta que, desde que há homens, há Espíritos e que, se estes últimos têm o poder de manifestar-se, devem tê-lo tido em todas as épocas”.

No Homem, entrementes, há mais, pois que, além do Componente Biológico, há também o Perispírito, o que modernamente se conhece como Corpo Bioplásmico ou Bioplasmático; sendo que:

“O perispírito serve de intermediário ao Espírito e ao corpo. É o órgão de transmissão de todas as sensações. Relativamente às que vem do exterior, pode-se dizer que o corpo recebe a impressão; o perispírito a transmite e o Espírito, que é o Ser sensível e inteligente, a recebe. Quando o ato é de iniciativa do Espírito, pode dizer-se que o Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa”.

E, mais ainda:

“... O perispírito não se acha encerrado nos limites do corpo, como numa caixa. Pela sua natureza fluídica, ele é expansível, irradia para o exterior e forma, em torno do corpo, uma espécie de atmosfera que o pensamento e a força de vontade podem dilatar mais ou menos. Daí se segue que pessoas há que, sem estarem em contacto corporal, podem achar-se em contacto pelos seus perispíritos e permutar a seu mau grado impressões e, algumas vezes, pensamentos, por meio da intuição”. (Vide: “Obras Póstumas” – AK – Feb).

Retirando-se, de tais assertivas:

-Em primeiro lugar: Troca de Pensamentos, ou, Telepatia, que o Espiritismo já estudara e comprovara amplamente;

-E, em segundo: Irradiação Perispirítica, em que o Espírito reencarnado não se acha encerrado pela organização somática, mas se expande e se transborda para além do corpo físico por meio do perispírito e energias outras do campo vital, o que já se comprovara, positivamente, como citado linhas atrás.
Assim, temos que o Espírito reencarnado, e seus veículos somáticos (corpo biológico e perispírito), irradiam suas energias para fora de si mesmas constituindo uma espécie de túnica eletromagnética, onde se pronunciam eflúvios diversos, perispiríticos, bem como, das propriedades vitais. Porém, mais que isso, sabe-se que o pensamento contínuo, de modo semelhante, tem a propriedade de irradiar-se como força que flui incessantemente de nós mesmos, transportando nossas disposições mais íntimas ou imagens projetadas de nossa ideação.

Por tal fluxo de radiação, ou corrente de energias mentais ininterruptas, estabelecemos, com outras Mentes, encarnadas ou desencarnadas, uma espécie de ligação telepática, onde nos refletimos uns aos outros, nos influenciamos para o bem ou para o mal, procedimento que se concretiza por nossas atitudes, nossas palavras, que, nada mais são que forças projetadas do nosso interior, nosso pensamento, nossa energia mental.

Do que se depreende que, mentalmente, estamos sempre ligados uns aos outros, sendo tal ligação, mais estreita ainda, para com aqueles os quais nos afinamos, estabelecendo maior identidade e sintonia de suas ondas mentais, carecendo de importância sua distância espacial, como homens ou como seres desprovidos do veículo somático.

O que revoluciona a concepção materialista das coisas e abre espaços para Novos Paradigmas da Natureza, de suas múltiplas dimensões, materiais e espirituais, até o Multiverso, ou seja, o conjuntos dos Universos materiais e espirituais. (Vide: “Mecanismo Ontogenético”, e.Book deste autor publicado pela Web-artigos).

Assim, pois, quero crer que tudo avança para a concepção revolucionária do Espiritismo, onde o Homem não está só em momento algum, pois nossos labores se estendem para além de nós mesmos e influenciam nosso semelhante, corpóreo ou incorpóreo - e vice-versa - na vastidão de outro plano: o referido Mundo Espiritual.

Logo:

Mundo Material e Mundo Espiritual se interpenetram, se influenciam, provando, com isso, a complexidade de nossas relações mentais, onde haveremos de responder, hoje e sempre, por tudo quanto construímos na vida física, axiológica, psíquica ou mental. (FRP).

Crendo ou não crendo: É assim que É!

Agradecido, sou o amigo de sempre, e, para sempre:

Fernando Rosemberg Patrocinio:
Fundador de Casa Espírita, Coordenador de Estudos Doutrinários, Articulista, Palestrante e Escritor de diversos e.Books gratuitos em seu blog particular.

E-Mail: HYPERLINK "mailto:f.rosemberg.p@gmail.com" f.rosemberg.p@gmail.com

Blog: filosofia do infinito, ou, eletronicamente: https://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br/

Artigo completo: