O Grande Desafio Da Causa Dos Animais
Por Vininha F. Carvalho | 13/09/2006 | SociedadeO grande desafio da causa dos animais é construir uma nova mentalidade, conduzindo as ações para haja um amadurecimento no relacionamento entre as pessoas e os animais.
Para que isto se torne possível , se faz necessário diferenciar responsabilidade social de caridade.
A responsabilidade social enfoca a busca da solução do problema, agindo diretamente na causa.
A caridade investe na consequência, dificultando que o problema seja resolvido, pois não estimula a união de esforços para descobrir a verdadeira causa do problema.
O assistencialismo é imediatista. A responsabilidade social é um atitude que envolve determinação e persistencia, mas que garante um futuro muito melhor.
A meu ver, o ideal não é apenas lutar para tirar os animais da rua. É preciso educar as pessoas para que não ocorra o abandono, tornando cada cidadão responsável pelo seu animal.
Precisamos dar futuro aos animais, e isto com certeza, não se faz através de esmolas.
Precisamos despertar a criatividade, através de novas idéias, ecoar nos corações sensíveis, conseguindo instalar nas mentes o desejo de amar e respeitar os animais.Agindo assim, formaremos uma legião de educadores, capazes de promover a posse responsável
e o controle de natalidade.
A proposta do Dia Nacional de Adotar um Animal, a ser comemorado em 4 de outubro, é construir um elo entre o desejo de praticar a caridade e a necessidade de promover a responsabilidade social.
Idealizado por mim , a ambientalista, Vininha F. Carvalho e com o apoio dos protetores de animais comprometidos com o bem estar animal e a enorme contribuiçao dos ambientalistas, buscamos proporcionar através da conscientização uma condiçao de vida digna aos animais.
A parceria desenvolvida com o Portal Ambiente Brasil(www.ambientebrasil.com.br), permitiu aproximar ainda mais os ambientalistas na busca da solução para combater o abandono dos animais domésticos. Quando descobrimos o quanto é importante somarmos nossos potenciais , todos sao diretamente beneficiados, tantos os seres humanos, quanto os animais.