O Gestor Educacional e os Valores Humanos no Trabalho

Por Irlem Cristina de Andrade Garcia | 12/11/2016 | Educação

RESUMO

Se o objetivo da escola é promover a aprendizagem e a sociabilidade humana, o critério fundamental deverá ser uma gestão educacional que permita que os indivíduos envolvidos no cotidiano escolar sejam prioridade. Para a equipe escolar, o gestor educacional representa a imagem da escola, por isso muitos dizem que "a escola é a cara do gestor". A escola pode ser bem-vista ou mal-vista, se o gestor tiver um bom desempenho ou se for ineficiente. Assim, o gestor educacional deve ter condições de liderar bem o grupo, pois o grupo tem forte influência sobre as crenças e atitudes das pessoas envolvidas no âmbito escolar, desta forma a escola deixará de ter "a cara do gestor" para ter "a cara do coletivo escolar". Diante disto, o presente estudo buscou analisar o papel do gestor educacional (diretor e coordenador) mediante uma revisão bibliográfica da literatura sobre a temática e de uma coleta de dados com base em observações da própria vivência como educadora e profissional do âmbito escolar, na promoção do bem-estar da equipe escolar, por meio da sensibilização do grupo para a dimensão social e humanizadora da educação, através dos valores humanos no trabalho, visando um trabalho democrático, coletivo e de qualidade, que fortaleça a construção de uma escola para todos.

INTRODUÇÃO

Estamos num mundo cada vez mais individualista e é difícil encontrar profissionais realmente competentes e que não coloquem seus próprios interesses a frente do trabalho.
Infelizmente, sem perceber, muitos desenvolvem as atividades de forma superficial e mecânica, na maioria das vezes não valorizam detalhes de grande importância e que realmente fariam à diferença no trabalho.
Manter a equipe escolar motivada e participativa é um grande desafio para os gestores educacionais, pois as pessoas nunca estão totalmente satisfeitas com o que possuem e em decorrência destas insatisfações alguns acabam cumprindo suas atividades de qualquer maneira.
Os valores humanos no trabalho educacional farão com que sejam estimulados o desenvolvimento e o envolvimento da equipe escolar, criando e mantendo a integração de todos os envolvidos, formando colaboradores e não somente executores de tarefas a serem cumpridas.
Veremos que trabalhar em equipe é a única forma de obter bons resultados no
âmbito escolar e a construção do projeto político pedagógico exerce um papel fundamental para esse trabalho coletivo dar certo, mediado pelos valores humanos no cotidiano. Os valores humanos são necessários em todos os aspectos de nossa vida, mas é na escola que esses valores se tornam tão necessários, pois a escola lida com gente, gente que pensa e que sente.
Numa escola onde os gestores procuram usar o ouvir ativo e o olhar pensante, fazendo realmente que haja um trabalho coletivo de equipe, todos procurarão trabalhar em comum acordo, sabendo que tudo o que fazem é para todos e todos são responsáveis pelo bom andamento do grupo e do trabalho escolar, fazendo parte de uma engrenagem,  10 se uma engrenagem não estiver bem ajustada a todas as demais causará mal funcionamento da máquina como um todo.
Por meio deste trabalho veremos a importância de ser um gestor humanizador, ético e sensibilizador que se abre para olhar os sentimentos e as emoções presentes no cotidiano escolar. O gestor deve ter consciência das aptidões que deve ter para ser um colaborador e mediador, no sentido de integrar as qualidades de cada membro da equipe para o trabalho coletivo educacional. Oferecendo uma variedade de experiências que permitirão que cada um brilhe no seu estilo particular, encorajando-os a experimentar novas formas de pensar para um trabalho de qualidade e um ambiente acolhedor.

[...]

Artigo completo: