O GÊNERO NOTÍCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por Aline Maria da Silva | 30/10/2018 | Educação

Resumo

Este artigo discute a abordagem do gênero textual notícia nos livros da coleção Português: Linguagens de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Para atingirmos esse objetivorealizamos uma abordagem de natureza qualitativa. Após a análise foi verificado que o gênero noticia é pouco abordado nesta coleção aparecendo apenas em uma atividade no livro do 7º ano desta coleção.

Palavras-chaves: Gênero textual. Livro didático. Notícia

Introdução

Os gêneros textuais deixaramde ser apenas um meio de comunicação e passaram a ser um instrumento de ensino – aprendizagem usados na escola através principalmente dos livros didáticos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa deixam isso claro, ou seja, que os gêneros textuais devem se constituir em objeto de ensino- aprendizado nas aulas de língua materna. Segundo esses documentos, a variedade de gêneros textuais facilita o desenvolvimento da competência sócio discursiva dos alunos.

Utilizando a noção de gênero desenvolvida por Lopes Rossi (2002) e Schneuwly e Dolz (2004), este artigo tem como objetivo investigar a abordagem do gênero textual notícia nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. Além desse trabalho, outros foram feitos com base no gênero textual notícia, tais como o deSousa(2009) que investigou o tratamento dado à notícia de jornal em livros didáticos de Língua Portuguesa para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, o deBenassi (2009) fez uma leitura e análise linguística do gênero discursivo noticia jornalística.

Para atingirmos o objetivo pretendido neste trabalho a metodologia utilizada para a investigação da abordagem do gênero notícia foi a verificação do uso desse gênero nos livros didáticos do 6°, 7° e 8° anos do Ensino Fundamental II da coleção Português Linguagens de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Escolheu-se essa coleção devido sua acessibilidade. Para essa investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa em queprocurou-se verificar se o gênero noticia é usado pelos livros didáticos como pretexto para o ensino de gramática, atividades de leitura e de escrita ou se o livro aborda a notícia para o trabalho do gênero em si.

Além da introdução, este artigo está dividido em mais quatro seções: gêneros textuais e ensino, seção na qual serão expostos como os gêneros textuais são apresentados em sala de aula; o gênero textual notícia; seção na qual será exposto como o gênero noticia é composto em sua forma e características; análise dos dados; seção que expõe os métodos utilizados para chegar ao resultado da pesquisa; considerações finais; nesta seção será exposto o resultado da pesquisa e algumas considerações acerca da experiência. [...]

Artigo completo: