O Funcionamento Das Impressoras A Laser

Por Roberto Sedycias | 22/03/2008 | Tecnologia

As impressoras a Laser são comumente conhecidas pelas suas habilidades rápidas de impressão. A outra característica típica de uma impressora a laser é a impressão dos textos e dos gráficos de alta qualidade. Ela trabalha basicamente no princípio de impressão xerográfica. Entretanto, ela é diferente das máquinas de impressão analógicas em que a imagem produzida é o resultado da varredura direta de um raio laser no fotorreceptor da impressora.

O uso de uma impressora a laser tem inúmeras vantagens sobre qualquer outro tipo de impressora disponível. A velocidade de uma impressora a laser varia de um modelo para outro enquanto depende de um número de fatores como a intensidade gráfica exigida em processar o trabalho e outros. Os mais recentes modelos de impressoras a laser podem imprimir mais de 200 páginas coloridas em um minuto, o que significa mais de 12 mil páginas em uma hora! As impressoras a laser coloridas são relativamente mais lentas, mas mesmo assim podem imprimir mais de 100 páginas por minuto. As impressoras a laser de alta velocidade são usadas geralmente para impressões de grande quantidade, como contas de cartão de crédito, etc.

O custo envolvido em usar a tecnologia da impressão a laser depende de mais de uma característica como o custo do tonalizador, do papel, ocasionalmente da recolocação do cilindro, e das mudanças exigidas em outras peças consumíveis da impressora como o conjunto de transferência e o conjunto de fusor. As impressoras a laser que têm os cilindros feitos de plástico macio podem ser mais caras a longo prazo do que se pode compreender; seu custo total elevado torna-se aparente somente quando a impressora exige uma recolocação do cilindro.

Outra característica na família das impressoras a laser é o modelo do duplexing. Isto permite a impressão em ambos os lados de um papel sem a necessidade de removê-lo. Esta tecnologia pode cortar o custo do papel pela metade e também diminuir os volumes de enchimento. Anteriormente a tecnologia duplexing estava disponível somente nas impressoras mais sofisticadas. Entretanto, agora podem ser vistos em um número de impressoras a laser de escritório. Embora a tecnologia do duplexing possa reduzir a velocidade de impressão até certo ponto, ao mesmo tempo aumenta o que pode ser escrito no papel.

As impressoras matriciais e as de jato de tinta levam os dados para a impressora e diretamente imprimem os dados no papel tornando assim um processo lento que pode até parar a impressora se a mesma estiver esperando por mais dados. Por outro lado, uma impressora a laser não pode trabalhar desta maneira, a razão é que é grande quantidade de dados exigidos pela impressora para dar saída de uma maneira contínua. A impressora não pode esperar pela chegada de dados, e se isso acontece, pode haver falhas e um desalinhamento na página.

Para resolver este problema, um amortecedor de impressora é usado. Os dados são acumulados e mantidos no grande amortecedor da impressora que geralmente está presente na mesma. Este banco de dados é grande o bastante para dar conta de cada ponto que possa ser impresso em uma página. Entretanto, esta exigência de armazenar os pontos na memória antes da impressão pode começar a limitar a capacidade da impressão de impressoras a laser ao tamanho pequeno como A4 ou A3. A maioria das impressoras a laser não consegue imprimir páginas longas (long banners) porque não há memória para segurar essa quantidade de dados.

A impressão ocorre em sete etapas. Um processador de imagem faz a varredura da página inteira linha por linha e armazena um bitmap da página na memória. O cilindro é então carregado negativamente e o bitmap é escrito no cilindro foto sensível usando um raio laser cuja funcionalidade seja dependente da imagem bitmap. As partículas do tonalizador são carregadas negativamente e onde quer que o lazer não tenha descarregado o cilindro, as cargas repelirão e a impressão não vai acontecer desse modo criando a cópia desejada. O tonalizador contém um pó plástico que por sua vez é atraído pelas peças onde o raio lazer passa e na extremidade o pó plástico é fundido em 200 graus celsius para juntar a tinta com o papel.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/impressora.php