O fim do sedentarismo cerebral

Por Regiane Rodrigues de Jesus | 13/06/2017 | Saúde

“Ginástica Cerebral, artigo publicado em 16/ 09/ 2016 por Bárbara, nos mostra que professores estão oferecendo exercícios diversificados para seus alunos, tendo como objetivo melhorar o raciocínio dos mesmos.

Segundo os cientistas, a cada descoberta feita, uma nova surge, no que diz ao cérebro humano.

Os neurônios quando são ativados liberam hormônio ou neutralizadores que atingem outras  células através das sinapses.Cada neurônio contribui para o comportamento e para a atividade mental, conduzindo ou não impulsos.

Os estímulos sensoriais vindos do meio  externo como o cheiro, o som, a sensação de objetos, a visualização, são traduzidos em sinais elétricos, ativando um circuito na amigdala e no tálamo.

No tálamo contém células nervosas que leva  a informação dos quatro sentidos para o córtex cerebral.

Os neurônios possuem muitas ligações, sendo capazes de transmitir sinais,atravessando várias camadas do córtex ( frontal, occipital, parietal, e o temporal ).

Cada área do córtex tem seu papel e armazena um determinado tipo de informação.

Nossa habilidade de lembrar se  reflete em uma combinação, no mínimo, de duas estratégias usadas pelo cérebro para adquirir informação.

A memória envolve um alicerce de sistemas cerebrais que funcionam juntos.

  • Memória Explícita- envolve o hipocampo e o lobo temporal.
  • Memória Implícita- envolve estruturas não corticais.

Existem diferentes categorias de memórias, são:

  1. Memória ultra rápida

A retenção não dura mais que alguns segundos.

Esta forma de memória é sustentado pela atividade elétrica de neurônios do córtex pré-frontal interagindo com outros através do córtex entorrinal e do hipocampo.

  1. Memória Curta

Dura minutos ou horas.(Ainda está em estudo )

Facilitação ou inibição pré- sináptica. Os neuratransmissores secretados em tais terminações frequentemente produzem facilitação ou inibição prolongada, durando minutos. Esta potencialização sináptica  seria consequência do acúmulo de grande quantidade de íons cálcio nas terminações pré- sinápticas. Quando quantidade de íons cálcio fica maior do que a quantidade que pode ser absorvida pelas mitocôndrias e pelo retículo endoplasmático.

  1. Memória de longo prazo

Envolve o córtex temporal.

No córtex temporal contém o neocórtex temporal, seria, região envolvida com a memória a longo prazo, importante para armazenar eventos passados.

Pode ser:

  • Declarativa- fatos históricos ( datas de nascimento, número de telefone...)
  • Não declarativa- memória para habilidades ( dirigir, jogar bola )

O pesquisador doutor Iván Izquierdo diz que muitos fatores também ajudam a uma boa memorização: a atenção, ambientes adequados, não consumo de álcool e drogas, bom sono, alimentação saudável ( pão, cereais, vegetais, frutas, ricos em Tiamina, Ácido Fólico, Vitamina B12 ) e beber água.

O cientista francês Sid Kouider em suas pesquisas descobre que o cérebro continua processando estímulos mesmo durante o sono mais profundo ( R.E.M.)

A Neurociência, ciência contemporânea, diz que herdamos certas habilidades do patrimônio genético mas os estímulos recebidos na escola contam bastante para o desenvolvimento da inteligência.

O criador da neuróbica, LARRY Hatz, usa combinações surpreendentes dos cinco sentidos,podendo ser realizados a qualquer hora; enfim podemos falar que os exercícios para o cérebro estão sendo cada vez mais exercitados e estudados.

 

Bibliografia

Fonte- Jornal do Comércio

             Juliano Tatsch

            07/ o1/2013

- De exame.abril.com.br

        Ciência, tecnologia

        Por Da Redação

Livro- Tratado de Fisiologia Médica

Guyton & Hall-  13ª edição-2017

-Livro- Mantenha seu Cérebro Vivo

           Larry Katz

Editora Sextante