O ENSINO DE BIOLOGIA E O USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS...

Por FRANCISCA NILMA DA SILVA SOUSA | 20/10/2016 | Educação

O ENSINO DE BIOLOGIA E O USO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NA E.E.M. JOSÉ FRANCISCO DE MOURA: teoria e prática

 INTRODUÇÃO

A questão básica a que se propõe este trabalho é analisar e constatar mediante aplicação de questionário aos alunos como se efetiva na teoria e na prática o ensino de Biologia e o uso do laboratório de ciências na E.E.M. José Francisco de Moura, tendo como laboratório os alunos, pois este trabalho será concretizado mediante respostas do aluno.
É sabido que a atual conjuntura do Brasil e do mundo requer um ensino dinâmico e contextualizado, que seja realmente significativo para o educando. Pois não se pode conceber teoria em separado da prática, uma vez que as duas se complementam e precisam de um olhar atento, investigador, que diagnostique após estudos, os avanços e dificuldades para que sejam tomadas novas decisões que visem o aperfeiçoamento e, conseqüente, a melhoria do trabalho educativo.
Como se trata de um trabalho de pesquisa, tem fontes que o fundamenta, tais como: documentos escritos e observações do dia-a-dia da prática educacional vivenciada nesta escola. Há também as leituras de autores consagrados em concepções educacionais, dentre os quais se pode citar: SONCINI (1992), KUENZER (1999), HAGUETTE(1994), DELIZOICOV & ANGOTTI(1994), VIEIRA & ALBUQUERQUE(2001), VIEIRA & FARIAS(2002) etc. Esse estudo foi feito como uma tentativa de subsidiar a parte teórica desta obra e elucidar a problemática acerca do tema em estudo.
Pode-se acrescentar outras fontes utilizadas: leituras da Lei Nº 9394/96 que trata das diretrizes e bases da Educação Nacional(LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio(DCNEM), dos Parâmetros Curriculares nacionais(PCNEM), Referenciais Curriculares Básicos(RCB`s), além das Novas Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Nos três últimos escritos neste, o volume que se refere a Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, em especial na disciplina de Biologia.
Acredita-se que todo este estudo servirá como diagnóstico das dificuldades enfrentadas no ensino de Biologia, que é uma das disciplinas críticas desta unidade escolar, conforme se verifica em alguns documentos da secretaria escolar.
Quanto à metodologia utilizada, além do estudo teórico, todo o material está organizado em capítulos e estes se apresentam através de textos, tabelas e análise de dados.
Fazendo uma retratação por capítulos, vê-se no primeiro, uma breve reflexão (estudo) sobre a trajetória do Ensino Médio no Brasil na última década do século XX.
Realiza-se um "passeio" pelas leis e políticas que modelaram e modelam o ensino médio nos
últimos tempos, procurando descobrir o que se espera do aluno egresso neste nível de ensino.
O segundo capítulo aborda a nova proposta curricular para o Ensino Médio, esclarecendo desde as bases legais para a organização do currículo até as diretrizes que objetivam uma pedagogia de qualidade.
Dando continuidade ao referencial teórico, no terceiro capítulo, faz-se um resgate sobre as reformas acontecidas no Ceará com relação ao Ensino Médio, procurando-se versar sobre as mudanças acontecidas no momento de transição do governo militar, até os dias atuais. Há ainda, alguns esclarecimentos sobre o Plano Decenal de Educação para Todos e como as reformas educacionais estão organizadas e como são adaptadas à realidade dos educandos deste Estado, através de uma análise dos RCB's.
No quarto capítulo são feitas algumas considerações sobre o ensino de Biologia, realizando-se um resgate da história deste ensino no Brasil. Em seguida, escreve-se acerca do Laboratório de Ciências, procurando enfatizar a importância da exploração deste espaço escolar, como instrumento de conciliar teoria e prática.
No quinto capítulo, há uma apresentação da escola que serviu de laboratório para a realização desta monografia. A seguir apresenta-se o que foi coletado na aplicação do questionário (aplicado na última semana de dezembro/06). Concomitante a tabulação do que foi respondido pelos alunos, faz-se uma intervenção sobre o que as diretrizes orientam sobre o ensino ministrado nas escolas de Ensino Médio, bem como algumas exposições escritas pelos alunos na resposta do questionário.
Finalmente, apoiada por todas as evidências que serão explanadas ao longo deste trabalho, será apresentada uma conclusão sobre o tema pesquisado, e por ser o primeiro trabalho de porte científico nesta disciplina, espera-se que o mesmo, venha atender às  expectativas de quem realmente faz a educação e que este trabalho possa servir de ensaio para outros que se interessarem por essa (e) questão (tema).
Explicita-se em seguida as fontes bibliográficas que fundamentaram este trabalho, os principais instrumentos utilizados na coleta de dados e as fontes que participaram com informações para esta produção.

[...]

Artigo completo: