O ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA RELEITURA DE IMAGENS...

Por IDENIR MARIANO DE OLIVEIRA NEVES | 14/11/2016 | Educação

O ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA RELEITURA DE IMAGENS UTILIZANDO A FOTOGRAFIA

RESUMO:

O presente artigo tem como objetivo gerar conhecimentos novos, úteis, para melhorar o ensino aprendizagem através da releitura de imagem utilizando a fotografia, ampliando cada vez mais o interesse do educando, buscando verdades e interesses locais, solucionando problemas como a escrita, a leitura, a produção de textos, melhorando o conhecimento, resgatando a memória do município e outros.

Visa proporcionar maior familiaridade com o problema, com vista a torna-los explicito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado, análise de exemplos que estimulem a compreensão da imagem e também descrever as características de determinada população, fenômeno ou estabelecimento de relações entre variáveis. Envolvem o uso de técnicas padronizadas de coletas de dados, como pesquisa oral, escrita e icnográfica.

1 - INTRODUÇÃO

E na busca de mudanças de comportamentos e novos conhecimento, o presente artigo tem como finalidade descrever a importância do uso da releitura de imagens e a fotografia no ensino aprendizagem, apesar dos avanços no campo da tecnologia educacional, ainda persistem algumas resistências, o medo da substituição de recursos já existentes por novas tecnologias ainda não foi superado, mas tem se notado que quando usado de forma correta ocorre melhora qualitativa no processo de ensino e aprendizagem. Em partes podemos dizer que as dificuldades do ensino e aprendizagem estão em torno da falta de acompanhamento da equipe docente e discente; na pouca atuação dos colegiados; na desestrutura familiar, na acomodação e no fator econômico e usar novos recursos torna o ambiente mais agradável além de favorecer par ao ensino aprendizado dos alunos.

Ação educativa está vinculada a numerosos agentes, múltiplas experiências e incalculáveis fontes de aprendizagem, a maioria das quais de difícil controle. A vida é fundamentalmente educativa, mas os rumos e os produtos de sua “pedagogia”, particularizados nas histórias de cada um, são absolutamente imprevisíveis. Parte integrante do processo educativo, mas configurando-se como iniciativa diferenciada, a escolarização parece ser a alternativa única e insubstituível de conduzir a formação humana sob modos de intervenção planejados à luz de princípios éticos, culturais, cognitivos, sociais e políticos.

Quando se analisa o desenvolvimento cognitivo do educando, é bom lembrar que a atividade criadora é uma característica importante para ele, pois ele construirá o conhecimento de uma forma onde estarão organizados os seguintes passos: perceber, discriminar, organizar, conceber, conceituar e enunciar. Tem-se que ressaltar que este processo acontece de uma forma integrada. O que importa é que a ação sempre segue este processo, o que muda é a qualidade,

O processo da intervenção em si se fez como uma necessidade mais que urgente, diante das mudanças que vem acontecendo nos dias de hoje, é a partir da identificação de signos, códigos e imagens que se pode obter um bom desenvolvimento na aprendizagem das disciplinas e quando instigado o aluno através de releitura de imagem e recursos tecnológicos além de facilitar o entendimento do aluno faz com que ele veja a importância do uso dos mesmos tanto para sua vida pessoa como para o sucesso profissional posterior. 

2 – RELEITURA DE IMAGENS E FOTOGRAFIA 

A releitura de imagem através da fotografia é uma oportunidade de estarmos desenvolvendo o ensino aprendizagem dos alunos inseridos dentro do ambiente escolar, é importante proporcionar aos educandos a interpretar por meio de pesquisa, a fotografia, fazendo a releitura de imagens, melhorando seus conhecimentos tanto na análise, na produção de textos, como também influenciando os mesmos a compreenderem a releitura de imagens, possibilitando a qualificação do processo ensino aprendizagem e das culturas do município. Para realizar os estudos é fundamental utilizar as fontes, escritas, materiais, iconográficas e orais.

A fotografia é testemunho da modernidade. Nos primórdios do século XX, já era largamente utilizada como registro documental das transformações urbanas em curso nesse período. As autoridades responsáveis pela implantação de melhorias urbanas usavam a fotografia para registrar e divulgar essas mudanças...(ALVES, Alexandre. Pag. 82).

Baseados em observações próprias, a releitura das fotografias irá colaborar no resgate histórico dos municípios, qualificando o processo ensino aprendizagem, justifica-se que os males que assolam a sociedade, como o analfabetismo, desemprego e a disputa pelo mercado de trabalho, levam os educandos trabalhadores nordestinos e outros, a buscarem melhores conhecimentos e condições de vida, se ingressando em sala de aula para recuperar o tempo perdido.

A releitura de imagem, desse projeto, serve de modelo para todos profissionais da educação escolar, trabalharem em sala de aula e influenciarem os educandos a conhecer o valor que a pesquisa investigativa tem para com o ensino aprendizagem.  

Nesse sentido, a releitura de imagem facilitará o conhecimento do leitor, utilizando a fotografia como releitura de imagem, levantando problemas e memórias históricas, para analisar, melhorar o ensino aprendizagem e o conhecimento, através da mesma. Pois a releitura de imagens através da fotografia é de extrema importância para a formação do leitor.

A releitura serve para estimular os profissionais da educação e educandos, para que busquem motivações e encontrem respostas às suas dúvidas e comprovarem que a releitura de imagem significa o aproveitamento da construção social, histórica, cultural e plural, além disso, irá registrar aquilo que sobrevivem na memória dos idosos, usando o diálogo com os envolvidos na pesquisa detectando pontos convergentes e divergentes. Reconhecer suas características é fundamental para compreendê-lo.

Com o objetivo de resgatar, analisar a fotografia, em relação a historia e memória dos municípios é de fundamental importância influenciar os educandos a compreenderem a releitura de imagem, através da pesquisa investigativa e possibilitando a qualificação do processo ensino aprendizagem.

Desde a época das navegações, pintores e escritores compunham a tripulação das expedições, mas é no final do século XVIII e durante o século XIX, com o início das expedições científicas, que os ilustradores começaram a ocupar o lugar de destaque, registrando com precisão o que veem e está sendo estudado pelos cientistas dessas expedições.

A geografia, a fauna e a flora são os temas principais. Mas os habitantes locais, seus usos e costumes também passam a ser temas das obras, cujo resultado colabora para formar a visão que o europeu tem dos povos visitados, despertando curiosidade e aguçando a imaginação (Coleção caderno de EJA. Pag. 72).

Vão longe os tempos em que a fotografia precisava reivindicar seu status de arte. Durante todo o século anterior ela, paulatinamente, consolidou seu prestigio entre artes visuais e, ainda, emprestou sua requintada técnica a arte cinematográfica....(Revista Ciência & Vida. Filosofia. Ano VII n° 87 outubro 2013).

Nessa ocasião, a releitura de imagem facilitará o conhecimento do leitor, utilizando a fotografia como releitura de imagem, levantando problemas e memórias históricas, para analisar, melhorar a o ensino aprendizagem e o conhecimento, através da mesma. Pois a releitura de imagem através da fotografia é de extrema importância para a formação do leitor. Reconhecer suas características é fundamental para compreendê-lo.

O objetivo geral é analisar a influência da releitura da fotografia em relação a historia diante da possibilidade de qualificação do processo ensino e aprendizagem.

Como objetivos específicos destacamos refletir a importância da fotografia sobre a construção da identidade do educando; introduzir o estudo da releitura de imagem sobre o município possibilitando conhecimentos históricos e influentes no processo ensino aprendizagem. Comprovar que a leitura de imagem significa o aproveitamento da construção social, histórica, cultural e plural, usando o diálogo com os envolvidos na pesquisa detectando pontos convergentes e divergentes.

Ressalta-se que vivemos em tempos difíceis, dentre os males que assolam a sociedade, como analfabetismo, desemprego e a disputa pelo mercado de trabalho e outros, levam os trabalhadores nordestinos e outros, a buscarem melhores conhecimentos e condições de vida. Nessa ocasião, para melhor conhecimento, utiliza-se a fotografia como releitura de imagem, levantando problemas e memórias históricas, para analisar e melhorar, o ensino aprendizagem, elevando cada vez mais o conhecimento dos educandos, através da mesma. Pois a releitura de imagem através da fotografia é de extrema importância para a formação do leitor. Reconhecer suas características é fundamental para compreendê-lo.

A fotografia é testemunho da modernidade, da análise, dá referência para adquirir certo conhecimento, e divulgar crescimento, realizações de eventos em determinados locais ou cidades e influencia o indivíduo, atraindo migrantes turistas, levando os mesmos a contribuírem para o desenvolvimento econômico da cidade, ou país.

Ter o habito da releitura de imagem através da fotografia, no intuito de facilitar, melhorar seu ensino aprendizagem com a produção e compreensão de textos, escrita, análise e resgate dos fatos históricos, de forma a construir uma linha de raciocínio da origem até a possibilidade de se atuar.

Introduzir o estudo da releitura de imagem sobre o município possibilitando conhecimentos históricos e influentes no processo ensino aprendizagem e comprovar que a leitura de imagem significa o aproveitamento da construção social, histórica, cultural e plural, usando o diálogo com os envolvidos na pesquisa detectando pontos convergentes e divergentes.

Anseia-se que a prática e o sucesso entre por essa mesma porta e levem a todos os profissionais da dessa unidade escolar e educandos que interessarem por trabalhar a releitura de imagens através da fotografia, a concretizar seu ideal esperado.

De acordo com Alves, 

Vivemos num mundo cada vez mais complexo e interconectado, em que o tempo e o espaço encolhem cada vez mais à medida que se aperfeiçoam as tecnologias de comunicação e de transporte....( ALVES, A. ....)

[...]

Artigo completo: