O Determinismo de Freud

Por Rildo G. Lopes | 06/05/2012 | Educação

Shalom!

A visão e ensinos de Freud sobre o determinismo Genético, psíquico e ambiental ao mesmo tempo que trás consolo para os desajustados, intriga os pastores que ensinam, quebram e faz quebrarem este paradigma estabelecido por Sigmund. O determinismo Genético permite ao desajustado culpar seu avô por tudo que está errado. No psíquico, basta culpar os pais por uma infancia infeliz. No ambiental culpam o lugar onde moram ou trabalham pelo seu péssimo comportamento.

 Assim formamos desajustados sociais que são uns coitadinhos e não culpados, são frutos do determinismo de Freud. A igreja não psicologizada e não freudiana vai na contra-mão disto, ensinamos que ninguém pode dar desculpas por seu fracasso, pois a vida é um mar de oportunidades e presentes e quem tem garra, agarra-se a elas e vence!

 Um dos discípulos de Freud mais ilustres foi Frankl, um psiquiatra judeu que mais tarde lecionou na universidade de Viena, a mesma escola que educou Freud. Ávido seguidor de Freud, ele também achava que "Freud Explica!" Na segunda guerra foi levado ao campo de concentração de Auschwitz onde aprendeu muito sobre pessoas e comportamento humano e depois de observar muito, conclui e escreve: "O homem é Auto-determinante! Neste laboratório vivo e neste solo de testes, testemunhamos alguns de nossos companheiros comportarem-se como porcos enquanto outros comportam-se como santos! Enquanto alguns praguejam outros recitam a Shema Israel"

 A Igreja, com o que acontece em seu meio, derruba as muralhas do determinismo e pisa encima dela! Você triunfará quando entender que o ambiente em que vive deve ser influenciado por você e por sua fé! Quando entender que mesmo não nascendo em berço de ouro, você pode ter uma vida dourada e feliz! Quando entender que as oportunidades estão ao seu alcance e que, basta desenvolver uma garra forte para agarrar! A bíblia inteira contradiz o determinismo com histórias lindas de superação! Se você meu leitor acha que não será nada, devido a sua genética, ambiente, etc, saiba que Davi era da família pobre e inexpressiva de Jessé e que Gideão era da família mais pobre de Manassés e ele o menor de sua casa! Isto talvez baste para você se encher de fé e superar, vencer, triunfar abundantemente!

Em Uma Visão de Fé! Rildo G. Lopes - Pastor

www.missaoterra.com e www.cristovivecampinas.com