O Despertar da Consciência Social!
Por Thiago Mesquita | 21/05/2010 | FilosofiaO natal, dia das mães, dia das crianças entre tantos outros feriados, ou datas especiais, significa muitas vezes presentear alguém. Entretanto nem todas as crianças recebem presentes, e nem todas as mães sabe o que é comemorar com saúde, sem fome ou ser presenteada no seu dia. A injustiça social é o "presente" que muitos brasileiros recebem em datas comemorativas.
A condição social de muitas crianças brasileiras é de fome, exploração e violência. Do outro lado desta realidade está à criança de classe média ou rica, então como explicar para ela que existem crianças que não irão receber presentes, que não possuem comida e até mesmo uma moradia?
Se cada criança recebesse dos seus pais outra visão da realidade, talvez a sociedade não fosse tão insensível e desleixada com a injustiça social que a cerca. Ao invés disso, crianças vivem trancadas em seus apartamentos, em suas casas, convivendo com pessoas de sua mesma classe social. Para completar, os meios de comunicação de massa transmitem em seus programas infantis e desenhos animados somente a fantasia e consumismo. A maioria não passa nenhum valor social que possa despertar a consciência das crianças e adolescentes.
Através deste ciclo: Família, televisão e amigos, a criança se forma no mundo consumista, despreocupas com as diferenças sociais do seu espaço e tempo. As conseqüências são sentidas nas políticas públicas que apenas resolvem superficialmente problemas como educação, saúde, moradia entre tantos outros, para fazer média eleitoral. Seria muito mais complexo e trabalhoso para os governantes criar uma verdadeira estrutura social incluindo bens e serviços que amenizem essa injustiça social.
Seria muito melhor se cada criança crescesse sabendo da realidade que a cerca. Isso ajudaria a sua construção social, a despertar a atenção no futuro para problemas do seu bairro, da sua cidade e conseqüentemente do seu país.