O DESENVOLVIMENTO DA DIDÁTICA NO CONTEXTO GEOGRÁFICO

Por Dina Mara Martins | 05/04/2017 | Adm

O DESENVOLVIMENTO DA DIDÁTICA NO CONTEXTO GEOGRÁFICO                                                                                   

 

   Dina Mara Martins

 UERJ - CEDERJ

                                                                dina_mara001@hotmail.com 

INTRODUÇÃO                                                                                                                                                                  

Irei salientar a importância na utilização dos vários recursos na aula de campo na disciplina de Geografia Agrária, que torne as aulas mais dinâmicas e prazerosas, com isso oferecer aos alunos diversas ferramentas e fontes para adquirirem mais conhecimentos sobre os diversos meios didáticos. Pois através dessa metodologia é possível trabalhar as experiências dos alunos na execução da aula de campo junto às aulas teóricas.

Podemos afirmar que a escolha dos recursos didáticos tem o poder de auxiliar para uma aprendizagem dinâmica, e que o uso desses recursos na prática docente, como a utilização de fontes de comunicação tais como, data show, televisão, documentários, músicas e slides. Com isso buscar identificar o grau de entendimento dos alunos e avaliar até que ponto eles contribuem para um aprendizado mais significativo dos conhecimentos geográficos relacionados à Disciplina de Geografia Agrária no Ensino Fundamental e Médio.

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDATICOS

Durante o planejamento das aulas é muito importante desenvolver os processos que serão utilizados no decorrer da mesma, como exemplo: selecionar, definir, refletir, analisar, estruturar e principalmente distribuir no decorrer das aulas, com isso organizar a forma de agir junto aos alunos no decorrer das aulas de campo.

Podemos dizer que o processo de planejamento da ação docente ocorre através do plano didático. Na maioria das vezes, o plano didático tem o poder de assumi à forma de um documento escrito, por isso, é tido como o registro das decisões no decorrer do processo de organização e planejamento das atividades docentes e discentes. Podemos salientar que o mesmo trás junto os recursos didáticos que são as ferramentas do conhecimento que visa ajudar no momento de transmitir o conhecimento provocando no aluno uma mudança de paradigma e o questionamento, a criatividade e reflexões, sobre os diversos conceitos.  

O aprendizado da Geografia insere-se neste âmbito, na perspectiva de como realizar a leitura do mundo, se comparando com estudo do território como fundamento para a que possa entender as relações que ocorrem entre o homem/natureza, determinado entre o tempo e o espaço. É que o período das series iniciais tem o objetivo de construir os conceitos básicos de área, e que são essências para a vida do individuo. Conforme (Callai, 2003p)

Podemos observar que para (Silva; Muniz 2012) os recursos didáticos utilizados não garantem inteiramente a aprendizagem dos alunos, mas sim, o despertar de um interesse maior nas aulas, ou seja, os recursos didáticos são capazes de provocar a curiosidade dos mesmos, despertando o fascínio pelo que é diferente e novo. É nesse ponto que o professor tem o dever de valorizar e buscar o aperfeiçoamento da prática de conhecimento do educado. 

RECUPERARAÇÃO DE UMA AREA DEGRADADA – VOÇOROCA 

Em sala de aula foi solicitado para os alunos, que os mesmos levassem material, como, prancheta, caneta, máquina fotográfica e mapa da área. Os alunos foram orientados quanto ao comportamento adequado ao ambiente do campo. Nesta aula o professor terá que propiciar que os alunos interajam com o meio, fazendo os observar o solo no geral, como está degradado ou não, os tipos de cultivos de vegetais existentes, e onde esta localizada as voçorocas e como se formou este processo e seus malefícios para a região. O professor deverá estar preparado para passar para os alunos os processos de correntes no solo por inúmeros fatores, uma delas é á agricultura e pastagem inadequada sem gerenciamento do solo por anos. Esta aula tem por objetivo demonstrar o processo erosivo ocorrido na região do Município de Pinheiral provocado por processos agrário e processo de ocupação socioeconômico do campo no passado.

O Município de Pinheiral se destaca com 88% de sua área nas classes de alta ou muito alta vulnerabilidade à erosão, sendo que a retirada da cobertura vegetal associada a práticas agrícolas no final do século XX contribuíram para o aumento do processo erosivo, com isso surgiram às voçorocas na região. As voçorocas representam cerca de 1000 m² de área com profundidade média de 10 m, o que resultam num volume de 10.000 m³. 

CONCLUSÃO 

As experiências pessoais obtidas durante as práticas de aulas de campo justificam a elaboração deste trabalho, em que pretende desenvolver uma discussão sobre os aspectos favorecedores a partir da utilização destas atividades da Geografia Agrária no decorrer das aulas de campo da Geografia.

O trabalho de campo mobilizou os alunos a investigar, elucidar e dar significado a vários conceitos vistos em sala de aula, a fim de construir seu conhecimento, percebendo dessa forma as intervenções humanas no meio, que provocam a destruição do Meio Ambiente. Onde se faz necessário, portanto, organizar e busca sensibilizar as comunidades, sobre as necessidades de preservação, recuperação e principalmente o desenvolvimento de ações que vise à restauração das áreas degradas na região de Pinheiral.

Figura 5. Representa o que e uma paliçada de bambu implantado na área interna da voçoroca.

Foto 5: Alexander Silva de Resende e Roriz Luciano Machado

     

(Fotos: Dina Mara Martins/Arquivo pessoal)                        

 

Em relação às paliçadas demonstrada na figura 5 a importância de sua utilização está na retenção dos sedimentos diminuindo o assoreamento, de fontes e corpos d`água assim como danos às residências situadas abaixo da área atingida.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SILVA, Andrade, Ângela Maria. O Ensino de Geografia e os Recursos Didáticos: Uma Avaliação Inicial acerca dos materiais de ensino e livros didáticos. Disponível em: http://www.geografiaememoria.ig.ufu.br/downloads/259_Angela_Maria_de_Andrade_Silva_2008.pdf (Acesso em 18/09/2015).

SILVA, V. da; MUNIZ, A.M.V. A Geografia Escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da Geografia. Geosaberes. Fortaleza, v. 3, n. 5, jan. / jun. 2012. p. 62-68. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=T165409#PP_ (Acesso em 12 de Agosto de 21015).

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAez_wAA/como-recuperar-vocoroca-a-baixo-custo (Acesso em 12 de Agosto de 21015).

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_jocilene_bofete.pdf (Acesso em 11 de Setembro de 2015).

http://hotsites.sct.embrapa.br/diacampo/programacao/2006/como-conter-a-evolucao-de-vocorocas-no-meio-rural (Acesso em 12 de Agosto de 21015).

http://www.revistageonorte.ufam.edu.br/attachments/article/15/USO%20DE%20MAQUETES%20NO%20ESTUDO%20DAS%20FEI%C3%87%C3%95ES%20DO%20RELEVO%20DO%20ESTADO%20DO%20RIO%20GRANDE%20DO%20SUL.pdf (Acesso em 12 de Agosto de 21015).