''O Desafio de Transformar Nossa Cidade''

Por Michel dos Santos | 10/03/2018 | Religião

Texto-Bíblico: Êxodo 2.11

Que Moisés foi trabalhado por Deus para ser um grande líder ninguém duvida, mas o caminho até que isso acontecesse desperta em nós algumas reflexões.

Moisés foi chamado por Deus desde a sua gestação no ventre de sua mãe para ser o canal de Deus que mudaria a realidade sofredora de seu povo. Nós somos chamados por Deus para mudar a realidade a nossa volta. O ambiente ao nosso redor é de pessoas escravizadas pelos vícios, idolatria, e tantos outros males que dominam as mentes e corações.

 Diante do desafio de transformar a realidade a nossa volta precisamos observar algumas lições que aprendemos com Moisés.

O que Fazer Para Sermos Agentes de Transformação em Nossa Sociedade?

1. É Preciso Sair da Zona de Conforto

- Moisés saiu do Palácio. Precisamos sair de nossa caixa e olharmos a realidade a nossa volta. No palácio a realidade é de luxo, conforto, mordomias, a miséria não está no Palácio, a miséria está lá fora. Bastou que Moisés tirasse a cabeça pra fora de casa e já viu o sofrimento do seu povo.

- Não dá pra compreender a alienação de tantos líderes diante de tantas necessidades a não ser chegando a triste conclusão de que só estão vendo a realidade do palácio.

- Moisés só viu o sofrimento do seu povo quando saiu do palácio. Quando foi ver a real condição de seu povo. Quantos políticos que não conseguem enxergar além do palácio? Por isso não sentem quando desviam o dinheiro da saúde, da educação, da segurança, do saneamento.

- O pior de tudo são os líderes que se fecham em seu mundo particular e não conseguem ver fora do palácio. Não precisa ir longe pra ver a situação de nossos irmãos.

2. É Preciso Estar Preparado Para a Incompreensão

- Ao ver a opressão Moisés agiu e se frustrou. Por quê? Foi incompreendido por seus irmãos. Moisés começou a pensar duas coisas: a primeira que sua posição de nada adiantou para ajudar seus irmãos e a segunda que não adiantava querer ajudar quem não entendeu que ele só estava querendo ajudar.

- A verdade é que muitas vezes acontecem frustrações quando se tenta colocar a mão na massa para ajudar usando os métodos errados. Moisés usou de violência para acabar com a violência. Não se pode mudar uma realidade a não ser pelo poder do Evangelho. Não basta dar comida, remédios, moradia, é preciso dar o Evangelho, só ele muda as realidades sociais.

- Moisés ao agir a favor de um patrício achou que teria a simpatia dos seus, porém se equivocou, e por isso não queria mais saber dessa história de ajudar o seu povo.

3. É Preciso O Cuidado Para Fazer No Tempo de Deus

- Não queimar etapas. Deus ainda tinha uma etapa no deserto para Moisés. Ele precisava passar pela segunda fase de seu preparo. Para ajudar pessoas não basta a boa vontade, é preciso o preparo adequado, o revestimento adequado.

- Deus tem o seu tempo. Por isso Jesus vai nos dizer que o Reino de Deus é como uma medida de fermento introduzida na massa, o fermento é invisível, mas vai causando efeito fazendo a massa crescer. Assim é a atuação do Reino de Deus, age invisível e quando menos se espera o resultado aparece.

- O desafio de transformar nossa cidade passa pelo tempo de Deus e pelos métodos de Deus. Por isso precisamos estar ligados para agirmos no tempo de Deus e para usarmos os métodos de Deus.

Conclusão: Para a transformação de nossa cidade é preciso sair da zona de conforto, do nosso mundinho particular, colocar a cabeça pra fora. Para transformar nossa cidade é preciso estarmos preparados para as incompreensões, muitas gente acha que o que queremos é fazer lavagem cerebral nas pessoas, por isso querem nos impedir de falar do Evangelho. Para transformar nossa cidade precisamos ter o cuidado de fazer no tempo de Deus e do jeito de Deus.