O DESAFIO DE MOTIVAR OS COLABORADORES EM UMA EMPRESA DO SETOR GRÁFICO

Por paula cristine campos da silva guimaraes | 12/07/2017 | Adm

O DESAFIO DE MOTIVAR OS COLABORADORES

EM UMA EMPRESA DO SETOR GRÁFICO

 

Jaqueline dos Santos Ribeiro¹

[email protected]

Paula Cristine Campos da Silva Guimaraes¹

[email protected]

Roberta de Oliveira Sousa¹

[email protected]

 

1,2 Centro Universitário do Norte (UNINORTE). Av. Joaquim Nabuco, 1469, Centro. Manaus-Amazonas-Brasil. CEP: 69005-290. Fone: +55 (92) 3212 5000.

 

RESUMO:

A motivação hoje é usada como uma estratégia nas organizações para se manter no mercado competitivo, e proporciona diversos benefícios, tendo em vista  quanto é importante as empresas implementarem projetos na área de motivacional. O objetivo do artigo é mostrar os fatores que influenciam os colaboradores dentro do ambiente organizacional e propor algumas sugestões para melhorar a motivação dos mesmos. A metodologia utilizada foi estudo de caso e as técnicas foram roteiro de entrevista e a observação direta, pois atende as necessidades dos objetivos propostos. Os resultados alcançados foram à identificação dos elementos que influenciam no processo motivacional que são reconhecimento, realização e desenvolvimento pessoal, salário e ambiente organizacional. Uma das principais conclusões aponta para que a organização obtenha maior oportunidade de sucesso, é necessário o uso das ferramentas motivacionais, pois trazem vantagens como, por exemplo, redução de custos na rotatividade, aumento da capacidade produtiva e o bem estar dos funcionários.

 

Palavras-Chave: Motivação, Administração, Colaboradores, Produtividade Organizacional.

 

ABSTRACT: Motivation is today used as a strategy in organizations to remain competitive in the market, and provides many benefits, considering how important firms to implement projects in the area of ​​motivation. The objective of this paper is to show the factors that influence employees within the organizational environment and propose some suggestions for improving the motivation thereof. The methodology used was the case study and the techniques were structured interview and direct observation because it meets the needs of the proposed objectives. The results were the identification of factors that influence the motivational process that is recognition, achievement and personal development, salary and organizational environment. One of the main findings indicates that the organization gain greater chance of success , it is necessary the use of motivational tools , as they bring advantages such as , reduction in turnover costs , increase production capacity and well being of employees.

 

Key-wordsMotivation, Directors, Employees, Organizational Productivity.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

A motivação humana tem sido, e ainda é um grande desafio para aqueles que possuem a tarefa de manter alguém motivado. Esta pode ser definida como o aspecto dinâmico do comportamento humano através do qual se procura compreendê-lo, em situações e objetivos proferidos, sendo assim é o processo responsável pela perspicácia, o direcionamento e permanência, dos esforços de um indivíduo para o alcance de uma determinada meta (ROBBINS, 2011).

O objetivo desta pesquisa é expor os elementos que podem elevar o nível de motivação dos colaboradores no ambiente organizacional. A motivação é uma das ferramentas estratégicas mais essenciais que existe dentro de um leque de recursos fundamentais que um bom administrador carrega em sua bagagem.

A situação problemática da empresa esta relacionada ao grau de motivação dos colaboradores, os mesmo estão insatisfeitos com espaço físico que encontra-se inadequado, os benefícios que são inferiores do mercado, relacionamento com os colegas e com a chefia e pouca participação nos processos, estes são resultante da pouca qualidade no trabalho executado, uma vez que as empresas que adotem práticas voltadas para estes fins valem-se de pressupostos de ações externas ao individuo tendem a motiva-los (BRANDÃO, 2013).

Em virtude dessa problemática, verificamos que há várias teorias nas quais nos baseamos a fim de tratar a motivação como meio pelo qual o colaborador deixe de ser desmotivado, seja pelo ambiente, seja pela sua ideia que não é aceita, ou seja, pela sua posição.

Os métodos para a resolução deste problema foi o estudo de caso e as técnicas foram o roteiro de entrevista e a observação direta.

A grande importância que a motivação leva para o melhor rendimento de um colaborador é de total relevância, pois é através desta que, a conduta do colaborador é levada a realizar aqueles grandes objetivos que até então se fazia somente planejado em mente, uma vez que é vista como um fator que esta sendo muito destacado nas organizações que desejam desenvolvimento, atualização constante e inovação (ROSEANE ELIIZETE, 2013).

 

 

 

 

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

 

2.1 MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL

 

A motivação esta relacionada ao desejo de se ter ou obter uma determinada meta ou objetivo, ou seja, a motivação é o resultado dos desejos das necessidades ou vontades que as pessoas tem de alcançar, é muito mais ampla do que os comportamentos individuais (PEREIRA, 2013).

Os estudos voltados para esta área procuram conhecer os comportamentos e as reais causas ou razões que produzem determinada conduta dos indivíduos tanto no ambiente organizacional ou na vida pessoal, a motivação para o trabalho é voltado para o lado psicológico, que gera uma vontade de realizar uma determinada atividade ou um objetivo pré-definido (MAXIMIANO, 2010).

A motivação é algo intrínseco, ou seja, algo que vem de nós mesmo, por isso é tão difícil motivar alguém, pois se acredita que é como uma força que estimula o indivíduo a desenvolver uma atividade, ou seja, origina-se de uma necessidade a ser alcançada (GIL, 2010).

 

2.2 TEORIAS MOTIVACIONAIS

 

As Teorias de Motivacionais foram desenvolvidas na segunda metade do século XX, estudam sobre quais os fatores que podem tanto motivar quanto desmotivar as pessoas e como isso pode interferir na vida pessoal e profissional dos seres humanos, que são conhecidas como cognitivas baseadas em sentimentos (GIL, 2010).

As principais teorias motivacionais são: A teoria de Maslow, teoria dos dois Fatores de Herzber, entre outras.

[...]

 

Artigo completo: