O DELÍRIO DA CRENÇA EM DEUS
Por Antônio Diomaique Vieira Lopes | 04/03/2017 | ReligiãoPorque não acreditamos em Zeus, Apolo, Odin ou Thor? Não são eles reais? E o que dizer de Baal, Astarote ou Shiva? Será que ao se fazer preces a estes, elas não seriam atendidas? Pare um pouco e pense no porque você não acredita neles. A resposta é bem simples: você não pode provar a existência de nenhum deles. Mesmo que tais deuses sejam citados em livros como a Ilíada de Homero e o Bhagavad Gita dos Indus. Mesmo assim para você isso não seria prova. Lendas, é o que você diria que são, histórias criadas para nos divertir. Bastante interessante não acha? E se algum conhecido seu lhe surpreendesse dizendo que acredita em Afrodite, a deusa grega do amor, e que regularmente faria orações e cultos a divindade. O que você diria? Por certo meu amigo não está bem, deve estar delirando! Afrodite não existe! Mas como você provaria isso? Afrodite é conhecida nos quatro cantos do globo, citada em diversos livros por autores diferentes e em diversas línguas. O estado de seu amigo não está bem.
E o que dizer do deus cristão? Javé? Ele existe?, E Jesus? Também citado em livros sagrados como a bíblia e ao meu ver nunca passou disso, de uma mera citação. Acreditar em deus nos dias atuais não seria o mesmo que acreditar em Hades, Odin, Zeus ou Thor? Seria uma loucura! Como afirma o biólogo Richard Dawkins:
A existência de Deus, embora não seja tecnicamente descartável, é muito, mas muito improvável mesmo.
Não há evidências da existência de um deus. Simples assim. Como afirma Richard:
Na prática, o que é um ateu? Um ateu é alguém que pensa de Jeová o mesmo que qualquer cristão decente pensa sobre Thor ou Baal ou o bezerro de ouro.
Na prática o que vemos em nome de deus são discórdias, guerras, exclusão social, machismo, rancor, julgamentos, complexo de santidade. A realidade é que ninguém pode provar nada que diz. Vi isso, vi aquilo. Sonhei com anjo tal ou demônio fulano de tal. Receba isso, receba aquilo. Como diz José Saramago:
Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro.
O mundo precisa de mentes esclarecidas, cérebros racionais que pensem em soluções eficazes para os problemas do mundo. Acreditar em um homem no céu, gerindo e controlando tudo neste mundo me parece algo bem infantil de se aceitar. A religião tem sido o peso morto da raça humana há séculos com suas crendices, dogmas de controle social e mental, lendas. Somente o conhecimento prático dos fenômenos ao nosso redor, o domínio das artes, da racionalidade é que pode colocar a humanidade no próximo degrau de evolução. Diz Dan Barker:
Quanto mais aprendemos, de menos deuses precisamos. A crença em Deus é somente a resposta de um mistério por outro mistério, dessa forma não respondendo nada.
A luz do conhecimento científico é a única salvação da humanidade. Pensar de forma correta. Sem fábulas, crendices, normas sem fundamento. E não ficar a mercê de histórias que não se podem provar, modificadas como um telefone sem fio ao longo dos anos. Inspiração genuína é o que Isaac Newton entendeu ao mesmo tempo que Leibniz sobre o cálculo diferencial e integral.