O Cristo Crucificado

Por Juarez Fragata | 29/01/2011 | Bíblia

1 Coríntios (1/18):" Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus."
Ou seja, a mensagem da cruz, isto é, Cristo crucificado, é o poder de Deus.
1 Coríntios (1/23,24):" ...; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
A palavra da Cruz é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.
E não é só isso: ela vai além!
1 Coríntios (1/30):" Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção."
Ou seja, quando pregada, além de manifestar o poder e a sabedoria de Deus, a mensagem da cruz nos justifica, nos santifica, e nos redime.
1 Coríntios (1/17):" Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que não se anule a cruz de Cristo."
Embora o apóstolo Paulo tivesse uma formação " legalista", uma vez que havia estudado com o mestre da lei Gamaliel, o mesmo tinha um extremo cuidado: não misturar conceitos do " legalismo", com a mensagem da cruz.
É evidente que havia uma razão para o seu cuidado!
Gálatas (3/1,2):" Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?
Quero apenas saber isso de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?"
É claro que os mesmos tinham recebido o Espírito Santo, mediante a pregação da fé, isto é, mediante Jesus Cristo exposto como crucificado.
Gálatas (3/5):" Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?"
Quando se prega a mensagem da cruz, o Espírito é derramado e os milagres acontecem!
1 Coríntios (2/12):" Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria.
Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado."
Ou seja, o apóstolo não ultrapassou a simplicidade da mensagem da cruz.
E por que fez isso?
1 Coríntios (2/4,5):" A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus."
Nós já conferimos que o poder de Deus é a mensagem da cruz.
Sendo assim o apóstolo Paulo disse: Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no Cristo crucificado.