O CORPO E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM.

Por Marlene Teresinha Pagno | 01/03/2018 | Educação

Nos dias atuais, percebe-se que há um número bastante significativo de crianças reprovadas nos primeiros anos de Ensino Fundamental. São inúmeras as crianças com dificuldades na aprendizagem. A participação do corpo interfere no processo da apropriação da aprendizagem?

O corpo é o centro de toda e qualquer ação, é de onde partem ações, adquire-se destrezas, acumula-se experiências e se constroem comportamentos. Assim acontece do princípio ao fim e toda a aprendizagem passa pelo corpo.

Diante desses pressupostos é necessário discorrer aos trabalhos de epistemologia genética, em especial os de Piaget que retratam a importância da experiência vivenciada, para Ele é somente a partir dela com a participação ativa da motricidade corporal que se elaboram as estruturas fundamentais do pensamento abstrato. Os que se utilizam da pedagogia tradicional ignoram estas concepções.

Do ponto de vista psicogenético a criança organiza aos poucos o mundo a partir do seu corpo, sendo assim impossível desenvolver um bom trabalho ignorando a existência de um corpo, que este faz parte de todo e qualquer processo de aprendizagem. É lamentável que nas escolas se trabalhe tão pouco com a expressão cultural e plástica. O espaço educativo deve ser um local de confiança, de liberdade, de jogo.

A escola deve entender que o corpo e a mente fazem parte de um único organismo, portanto a mesma deve mobilizar ambos, do contrário o corpo ficará reduzido a um simples objeto. Torna-se incoerente a escola que fala em educação como um todo e ignora a existência do corpo de seu aluno.

Para que se consiga desenvolver os aspectos abordados anteriormente, é preciso muito mais que seguir concepções teóricas, faz-se necessário que os profissionais pensem na sua realidade pedagógica, que se renove as estruturas do ensino tradicional e oferecer aos professores os meios pedagógicos que lhe permita colocar em prática.

Se a questão é o corpo, ele deverá ser trabalhado visando o aprimoramento de habilidades motoras, consideradas grossas ou finas envolvendo a participação do corpo como um todo, este é o grande desafio do educador.

Artigo completo: