O Contexto da Educação a Distância: Desafios Atuais

Por MARA SIEVERT | 23/04/2010 | Educação

Mara Lisiane Sievert

A educação a distância, nos dias de hoje, cresceu substancialmente elevando os índices de pólos atendidos e uma variedade de cursos que estão sendo ofertados e regulamentados. Desta forma, democratizando alguns níveis da educação para uma população que esteve abastada da possibilidade de dar seguimento aos seus estudos. Um maior número de regiões que não possuíam condições de oferecer a sua população que trabalha ou estava afastada das instituições de ensino, a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos.

O governo tem realizado, nos últimos anos, altos investimentos na área da educação a distância. O que tem possibilitado não apenas a universalização do ensino, como também medidas emergentes para capacitar e melhor preparar os cidadãos para o mercado de trabalho que está cada vez mais acirrado e competitivo. Além disso, o maior número de pessoas qualificadas representa ao país, maior instrução, e, consequentemente, mais investimentos, que poderão ou não, determinar os rumos econômicos do país.

Diante deste contexto, é imprescindível destacar que existem ainda muitas incursões nesta modalidade de ensino, pois o que se percebe é o alto número de desistência de alunos que ingressam todos os anos nesta forma de ensinar e aprender. Sendo que, hipóteses possíveis podem estar na falta de rigidez em estudar de forma autônoma e solitária, como também, o pensamento de que será muito mais 'fácil' que o ensino presencial. Na realidade, é o avesso, pois nesta modalidade o/a aluno/a precisa ser sujeito de seu estudo, promovendo e intensificando interconexões com as ferramentas tecnológicas e com os sujeitos abarcados nesse processo, a fim de, estabelecer-se a construção de conhecimento de maneira significativa.

Assim sendo, atualmente a equipe envolvida nesse processo de ensino-aprendizagem, têm se empenhado em efetivar uma pedagogia contextualizada num espaço virtual que se aproxima do presencial. Sendo capaz de potencializar o processo de aprendizagem com a utilização de diversas tecnologias disponíveis atualmente no ensino a distância, como também, reforçar estudos colaborativos. Esta metodologia de estudo se faz necessária, uma vez que, através da interação entre os pares a aprendizagem efetivar-se-á de forma mais produtiva e enriquecedora.