O Consultor e as Organizações
Por Elza Batista Reis | 08/10/2012 | AdmARTIGO: O CONSULTOR E AS ORGANIZAÇÕES
Por: Elza Batista Reis
O Consultor de Recursos Humanos tem como papel assessorar, administrar, capacitar, ou seja, auxiliar os colaboradores e acompanhá-los de acordo com as necessidades que surgirem no dia –a- dia das organizações.
Com o avanço tecnológico, as organizações estão cada vez mais exigentes com os profissionais na área de Recursos Humanos, tem que conhecer, saber selecionar, treinar, ser estratégico e conhecer a realidade da empresa, visto que para uma boa gestão é necessário ser estrategista, afinal, irá lidar, cuidar de pessoas. O Consultor de Recursos Humanos, deve ser humano e humilde o suficiente para conhecer e reconhecer as reais necessidades dos colaboradores na organização.
Os colaboradores e os consultores devem ter consciência quanto a importância de treinamentos para melhor desenvoltura organizacional. Ressalta-se ainda que o companherismo, o comprometimento, a honestidade, integridade, a transparência e o respeito entre os colaboradores e consultores são imprescindíveis para um resultado positivo.
“ Segundo FELIPE DA SILVA (2010), é preciso ter uma empresa tão integrada que seja capaz de reagir a qualquer mudança com rapidez, velocidade, mantendo-se mantendo-se sempre o seu equilíbrio e a sua rentabilidade”.
Entende-se que tanto os colaboradores quanto os gestores devem ter pensamentos estratégicos, se dispor a encarar e assumir riscos, estar sempre focados, dar ênfase ao ser humano , ser flexível manter- se sempre atualizado aos acontecimentos que ocorrem no mundo.
Ser interativo, estratégico e facilidade em relacionar-se com o outro, principalmente no diálogo, saber ouvir sugestões e opiniões, visto que estará lidando com o ser humano e com as diferentes idéias e culturas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Revista Administração Profissional-(2009) ano 32, nº 282-CRA- São Paulo.
KUBR, M(1986), Consultoria –Rio de Janeiro: Guanabara.
Atenciosamante: Elza Batista Reis